Crónica de Faro: A «Nibinha» a homenagem de há muito devida

Foi a quando da histórica efeméride dos 111 anos de vida do Sporting Clube Farense. uma data do maior significado para o Algarve e a Cidade, que se saldou, parcialmente, uma dívida de gratidão para com um singular filho de «Faro, Terra Mãe».


Aníbal de Sousa Guerreiro, aqui nado e criado, para todos e com o maior respeito, consideração e estima, o «Nibinho», herdou pela ancestralidade paterna, não o espírito inovador e realizador, como este exemplar amor ao clube que, toda a vida lhe tem enchido o coração e a mente. Antigo aluno da Escola Tomás Cabreira, cedo entrou no palpitante e difícil exercício da vida empresarial, de que é hoje o timoneiro de uma das maiores empresas portuguesas do ramo automóvel. No seguimento do que foi a avenida larga aberta com determinação e querer por seu saudoso e sempre lembrado Pai, o industrial farense Aníbal da Cruz Guerreiro.

Em ambos e, para além de muitos outros, o denominador comum do desporto e da solidariedade social. «Pai Aníbal» para além da FIAAL (Fomento Industrial e Agrícola do Algarve), do Hotel EVA, das empresas de camionagem Empresa de Viação Algarve, da AIHSA (Associação dos Industriais de Hotelaria do Algarve), foi um servidor do desporto («Os Sports do Algarve», «Volta ao Algarve em Bicicleta», Associação de Futebol de Faro e o seu sempre querido Farense) e do apoio aos mais carentes, com testemunho maior na renovação da Casa dos Rapazes. Seu filho primogénito, Aníbal de Sousa Guerreiro, trilhou os mesmos caminhos, sendo uma figura destacada como actual sócio nº 1 do Farense, com longa carreira de dirigentes esmaltada pela subida maior do Clube á Divisão Maior e uma «confortável bóia de salvação» em dias tormentosos. De recordar também o campeoníssimo campeão columbófilo com justificado relevo internacional. E, tal Pai tal Filho, sempre generoso e de coração e pecúlio aberto para com a Casa dos Rapazes.


A homenagem que lhe foi prestada dando o seu honrado, prestigiado e querido nome à bancada central do mítico Estádio de São Luís foi um alto momento de vivência clubista e de «mostrar o que a gente de Faro é capaz». As intervenções dos Presidentes da Direcção do SCF (Dr. João Rodrigues), da Assembleia Geral (Dr. Cristóvão Norte) e do Município (Dr. Rogério Bacalhau Coelho) destacaram e enalteceram, com toda a justiça, o extraordinário valor deste filho de «Faro, Terra Mãe», com tantos e tão relevantes serviços prestados à Cidade e ao Algarve.

João Leal

Deixe um comentário

Exclusivos

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Liberdade e democracia na voz dos mais jovens

No 6.º ano, o 25 de abril de 1974 é um dos conteúdos programáticos...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.