Caminhadas “Passos Contados” voltam a Cacela e VRSA

Entre abril e outubro decorre a 17.ª edição

ouvir notícia

A partir de abril até outubro, voltam a Cacela e Vila Real de Santo António, os passeios pedestres de interpretação da paisagem: “Passos Contados”, organizados pelo Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela e pelo município de Vila Real de Santo António.

Nesta 17.ª edição, seis passeios temáticos, propõem novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens culturais, seus valores naturais e elementos patrimoniais, no sotavento algarvio. “Uma forma diferente e estimulante de conhecer o nosso património, conversando com os orientadores dos percursos e numa relação próxima com a natureza.”, revela o Centro de Investigação Património Cacela, em comunicado.

Em Abril, decorre um percurso sobre plantas e aves do Algarve interior, orientado pelo professor e fotógrafo José Filipe; em Maio descobri-ar-se-á as origens e evolução da Mata Nacional de Vila Real de Santo António com os engenheiros Paulo Silva, Alexandra Silva e Alexandra Amorim; em Junho a entidade propõe conhecer a história de Monte Gordo (a praia, o turismo e o território) com o arquitecto e escritor José Carlos Barros e habitantes locais; em Julho as pessoas podem escutar, na aldeia de Santa Rita, histórias misteriosas das noites de escuridão pela voz dos contadores Rita Sales e Pedro Bravo; em Setembro segue o ciclo do milho, entre o campo, a eira e a panela com elementos da associação “A Manta” e a engenheira hortofrutícola Ana Arsénio; terminando em Outubro com um percurso sobre o culto dos mortos e cemitérios em Cacela Velha com as arqueólogas Cristina Garcia, Maria João Valente e Catarina Oliveira.

- Publicidade -

Os percursos realizam-se aos sábados ou aos domingos, entre Abril e Outubro, com interregno em Agosto, tendo como ponto de encontro em Santa Rita no CIIPC (antiga escola primária), em Cacela Velha junto à cisterna, em Monte Gordo no Casino ou em Vila Real de Santo António junto ao Farol. Para os passeios diurnos os participantes devem trazer merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve, chapéu e protector solar.

As participações são limitadas e têm o valor de inscrição de 5 euros (a reverter para os orientadores). Para se inscrever deve-o fazer com antecedência, deixando o nome e o contacto, no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, na Antiga Escola Primária de Santa Rita ou através do número de telefone 281 952600 e do mail [email protected].

A organização reforça o direito de anular a realização de percursos caso se verifiquem condições climatéricas adversas.

Para mais informações consulte aqui.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.