A propósitos das reformas na saúde

Consta-se que em Janeiro de 2024 terão início as reformas na SAÚDE, ou seja, estão já definidas as alterações no Serviço Nacional de Saúde, tendo em vista uma melhoria na organização, no acesso, no atendimento, enfim na prestação dos CUIDADOS DE SAÚDE, quer qualitativamente quer quantitativamente. Prevendo que as ditas reformas equacionadas pelo Ministério da Saúde, e segundo sabemos já com carácter definitivo, não correspondam, na minha modesta opinião à população em geral, entendi escrever directamente ao Sr. Director Executivo do SNS, Dr. Fernando Araújo, criticando o momento actual do SNS, mas fazendo também propostas para a região onde resido e onde trabalhei como profissional de saúde desde 1980, ou seja no Algarve. Para conhecimento de todos, a referida carta, segue abaixo:

“Exmo. Senhor
Dr. Fernando Araújo
Digníssimo Director Executivo do SNS

Mais uma vez, venho por este meio solicitar a V. Exa, a resolução dos problemas relativos à SAÚDE, no Algarve, especialmente no que diz respeito ao Centro Hospitalar Universitário do Algarve, nome pomposo, mas que não consegue implementar os cuidados de saúde inerentes a uma população heterógena, residente e turística que triplica no verão. Nem todos, mas muitos profissionais de Faro, ainda não conseguiram perceber, que quanto melhor for o Hospital de Portimão, melhor será sempre para o Hospital de Faro e para o Algarve. Continuam as tentativas de destruição de Serviços Médicos de Portimão, como aliás sucedeu agora com o Director Clínico, Horácio Guerreiro, demissão que só pecou por tardia. E será que este Conselho de Administração, ultrapassado, cansado e sem perspectivas, aguarda ainda renomeação?

Assim, com conhecimento de causa e experiência em gestão hospitalar, no Algarve desde 1980, venho propor o terminus do CHUA, Centro Hospitalar que só tem conduzido a saúde para o abismo. Mas não adianta acabar com o CHUA e criar uma Unidade Local de Saúde para todo o Algarve. Seria continuar na mesma ou até contribuir para uma deterioração mais rápida da prestação de Cuidados de Saúde. Não há génios capazes de gerir uma ULS, constituída por três Hospitais e três ACES, ou seja todos os Centros de Saúde do Algarve. Propostas:

1 – Duas Unidades com Conselhos de Administração distintos e independentes – Hospital Central de Faro e um Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (englobando o H. DE Portimão e H. de Lagos);

2 – Duas Unidades de Saúde – Hospital Central de Faro e uma Unidade Local de Saúde do Barlavento Algarvio, com Conselhos de Administração distintos e independentes (englobando H. de Portimão, H. de Lagos e ACES do Barlavento, com a integração do concelho de Albufeira, caso se mantenha ainda, o financiamento per capita, das ULS.

São sugestões e propostas sérias e que resolvem, tenho a certeza, muitos dos problemas da saúde das populações. Espero a Vossa melhor atenção e resolução rápida do problema! Sempre apoiamos a sua postura e os seus princípios.

Portimão, 25 de Agosto de 2023
Com os melhores cumprimentos
Luís Manuel de Andrade Rodrigues Batalau- Médico- C.P. 13805
Escrito pela antiga ortografia”

Importa assim esclarecer que o Sr. Director Executivo do SNS, respondeu a esta missiva agradecendo as propostas efetuadas, que julgo nada acrescentarão às ideias já em marcha. Lamentavelmente o SNS estará em breve tempo condenado e os portugueses sem o acesso que a constituição defende, à saúde e ao bem-estar.

Portimão, 26 de Setembro de 2023

Deixe um comentário

Exclusivos

O Algarve vive os desafios duma região que cresceu acima da média nacional

O Governador do Banco de Portugal, natural de Vila Real de Santo António, visitou...

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Liberdade e democracia na voz dos mais jovens

No 6.º ano, o 25 de abril de 1974 é um dos conteúdos programáticos...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.