Abate ilegal de sobreiros na Serra do Caldeirão preocupa CDS

ouvir notícia

Numa pergunta dirigida ao Ministro do Ambiente e da Ação Climática, a deputada do CDS-PP Ana Rita Bessa quer saber, face à operação de abate de sobreiros da EDP realizada na Serra do Caldeirão, que medidas estão a ser tomadas pelas entidades responsáveis no sentido de averiguar da existência de outros casos semelhantes noutros pontos do país.
 
Ana Rita Bessa questiona depois quantos casos de corte de sobreiros, sem autorização prévia, já ocorreram por ação da EDP e que medidas foram tomadas e quais foram as consequências aplicadas à empresa.
 
Finalmente, a deputada do CDS-PP se o ministro do Ambiente e da Ação Climática confirma o abate de sobreiros na EN2, conforme revelado na notícia do Público, e se sim, se esse abate alegadamente da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal, foi ou não autorizado, e com que fundamentos.
 
O jornal Público publicou uma notícia na qual se dá conta de que “mais de 100 sobreiros foram abatidos ou cortados na Serra do Caldeirão sem autorização do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF)”.
 
De acordo com declarações do presidente da Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, “a operação, ordenada pela EDP, está a ser desenvolvida de forma indiscriminada e sem fiscalização”, sendo que a associação recebeu já queixa de 13 proprietários lesados, que, à semelhança da Associação, não terão sido previamente notificados desta ação.
 
“Apesar de a obra já ter sido embargada pelo ICNF, alegadamente no dia 5 de dezembro, estando a decorrer um processo de contraordenação à EDP, a verdade é que os danos ambientais provocados por esta ação são irreparáveis”, sustenta a deputada do CDS.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.