Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

A Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, foi palco de um colóquio (com casa cheia) dedicado ao historiador de arte José Eduardo Horta Correia, nos dias 4 e 5 de abril, no âmbito da temática "Arquitetura, Urbanismo e Património da Época Moderna". Para os que lá estiveram tratou-se de uma oportunidade única para explorar o legado e as contribuições do ilustre vilarrealense para aquelas disciplinas. A propósito do evento, o JA falou com um dos alunos de Horta Correia, Pedro Pires, que nos ajudou a traçar um retrato daquele que considera ser "uma referência" além-fronteiras e que destacou a importância de "uma homenagem em vida"

ouvir notícia

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro de Estudos em Património, Paisagem e Construção da Universidade do Algarve (CEPAC/UAlg), esteve presente no colóquio e ajudou-nos a compreender a relevância do legado de José Eduardo Horta Correia e do colóquio organizado em sua homenagem.

“Para um leitor que não conhece a obra e legado, quem é para si José Eduardo Horta Correia?” Foi a pergunta que lhe fizemos em primeiro lugar. “O professor José Eduardo Horta Correia é desde logo uma referência no que respeita ao Urbanismo e à História da Arte, não só ao nível regional – pois teve um grande peso no estudo de tudo o que foi sobre o Algarve – mas é também uma referência, hoje em dia, a nível nacional. Basta olhar para grandes historiadores da arte da atualidade como Luísa Trindade, Walter Rossa, Margarida Tavares da Conceição, Renata Araújo… São apenas alguns dos muitos historiadores da arte que foram alunos dele e que acabaram por ser orientados por ele. É uma referência”, afirma.

Fazendo uma retrospetiva daquilo que foi o colóquio, destaca a assistência da sala onde decorreu o evento. “Tanto é uma referência que bastou olhar para assistênc...

- Publicidade -

Exclusivo para assinantes

Se é assinante

Se é assinante

e continue a ler

Se não é assinante

DESDE 1€ POR SEMANA

Se é assinante e não possui conta solicite o acesso

Aproveite 20% de desconto ao subscrever a sua assinatura na Loja do JA

20% de desconto ao subscrever a sua assinatura na Loja do JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.