“Afirmar Portugal pela positiva”

ouvir notícia

Presidente da República encontra-se hoje à tarde com Barack Obama para discutir a crise do euro, a situação em Portugal e relações bilaterais.

O Presidente Cavaco Silva inicia hoje uma visita aos Estados Unidos com “um único fio condutor”, disse – “afirmar internacionalmente Portugal pela positiva, como país credível, respeitado e capaz de ultrapassar as dificuldades”.

Em declarações proferidas ontem à noite aos jornalistas após a sua chegada a Nova Iorque, Cavaco Silva explicitou, sem querer entrar em detalhes, que outro dos seus objectivos é “corrigir a imagem distorcida que às vezes se projecta de Portugal nos EUA”.

- Publicidade -

Obama e presidência do Conselho de Segurança

Os pontos altos da visita serão, hoje à tarde, o encontro na casa Branca com o Presidente Barack Obama – no qual será abordada a crise do euro, a execução do programa de assistência a Portugal e as relações bilaterais – e, na parte da manhã, a abertura de um debate sobre a protecção de civis em situação de conflito armado no Conselho de Segurança das Nações Unidos, de que Portugal exerce este mês a presidência.

Segundo Cavaco Silva, a sua deslocação, que durará uma semana, terá três componentes, a política, a económica e de contacto com a comunidade portuguesa da costa oeste, mas “sempre com o mesmo fio condutor de projectar positivamente Portugal”.

O Presidente permanecerá em Nova Iorque até sexta-feira, após o que se deslocará a Washington, para encontros com personalidades ligadas a Portugal, partindo depois no domingo para a Califórnia, onde cumprirá a terceira parte da visita, mais virada para a comunidade portuguesa da costa oeste e contactos económicos.

“Portugal, uma outra história”

Nesta última parte da viagem, tem prevista uma deslocação a Silicon Valley acompanhado por um grupo de empresários portugueses, bem como uma conferência na Universidade de Stanford, subordinada ao tema “Portugal, uma outra história”.

“O objectivo é apresentar Portugal como um país de inovação tecnológica, que merece ser olhado com oportunidades de investimentos e levar empresários americanos a olhar para Portugal no sentido de reforçar as relações económicas entre os dois países”, disse o Presidente.

O contacto com a comunidade portuguesa e personalidades com raízes em Portugal “que podem contribuir para melhorar a imagem do país nos EUA” – afirmou-inclui a participação, em Washington, no segundo encontro de legisladores e autarcas norte-americanos de origem portuguesa e no 20º aniversário do Conselho Luso-Americano de Liderança. Está também prevista uma reunião com personalidades ligadas a Think Thanks.

Cavaco Silva permanecerá nos Estados Unidos até dia 15. Em 2007, o Presidente já havia visitado o país mas, na altura, não foi recebido pelo então Presidente americano, George W. Bush.

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.