Agora sim: O Serviço Nacional de Saúde rebentou!

Tal como há muito previ em vários artigos de opinião, o Serviço Nacional de Saúde está em queda livre em direção ao abismo, mas agora sem paraquedas. O partido socialista e as grandes empresas, donas de grandes instituições privadas de saúde, conseguiram dar cabo de um dos melhores Serviços Nacionais de Saúde do mundo. E muito tem durado este empreendimento que o Dr. António Arnaut implementou e pelo qual lutou até falecer. Como se costuma dizer “deve estar a rebolar no caixão” de tanto mal que os seus compatriotas, especialmente militantes do seu partido têm feito e contribuído para este desastre. Nunca vi tanto “abutre” à espera da fera moribunda, que ainda se chama Serviço Nacional de Saúde. Uma das maiores desilusões da minha já longa vida foi o Director Executivo do SNS, de nome Fernando Araújo, que está a ajudar a cavar a cova, onde o irão enterrar.


UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DO ALGARVE, uma Instituição Pública de Saúde de uma extrema dimensão, constituída por três (4) Hospitais, Faro, Portimão, Lagos e um Hospital e Unidade de Saúde Mental de Faro, três (3) ACES, Sotavento, Central e Barlavento ou seja dezasseis (16) Centros de Saúde com 152 postos funcionais, um Centro de Medicina Física e Reabilitação de S. Braz de Alportel, uma Unidade de Convalescença em Loulé e (4) quatro Urgências Básicas de Saúde (Lagos, Albufeira, Loulé e Vila Real de Santo António), que se estende desde Algezur a Vila Real de Santo António e segundo “os inteligentes” visa ser o melhor remédio para todos os males do SNS. Quem vai gerir este “parque de diversões”? Só um “génio do lítio ou do Hidrogénio” terá alguma hipótese de gestão desta ULS, com Profissionais desmotivados, com carreiras congeladas, baixos salários e rácios desadequados nos Serviços, verificando-se com muita frequência um déficit de equipamentos e consumíveis. Está a acontecer agora, neste momento em que escrevo estas linhas. Os Profissionais de Saúde continuam a sua debandada para a Medicina Privada ou para o Estrangeiro, onde encontram melhores condições de trabalho e onde são bem mais valorizados. Só lembrar que em 2022 saíram para Suíça, França, Inglaterra e Alemanha 1200 Enfermeiros e em 2023 cerca de 1700. Isto só revela a má-fé e incompetência de quem nos tem governado nos últimos dez (10) anos. Ministros da Saúde, autênticos lambe botas, empedernida carneirada do partido socialista, cujas nomeações partidárias se têm revelado impróprios para consumo. Senão vejamos, Dr. Manuel Pizarro, médico, candidato á Câmara do Porto que não conseguiu, vereador, deputado na AR, Deputado no Parlamento Europeu, dono de uma Empresa de Prestação de Serviços de Saúde. é mesmo Médico? Exerceu medicina? Queria ir buscar 300 Médicos Cubanos? Inventa, mas cada vez manifesta mais uma incompetência atroz. Não vou aqui focar um dos muitos casos de gestão que actualmente colocam em causa a gestão das Instituições, mas não deixarei de assinalar o caso de contrato chorudo, ainda não concretizado relativamente a um Médico do Trabalho/Terapia Ocupacional a ganhar 74 euros à hora e o caso do Hospital de Portimão que em breve deixará de ter Serviço de Pediatria e provavelmente às sextas-feiras e domingos não haver Urgências de Cirurgia Geral. É o previsto Sr. Ministro da Saúde e Sr. Presidente da República. Alerto antes de acabar para aquilo que consta. Alguém Arquitecto planeia e desenha um Hospital da CUF para Faro. Consta-se que a CUF Saúde adquiriu o HPA. Nomeado para presidir à ULS Algarve alguém que foi da PPP do Hospital de Braga, que imagine-se era da CUF Saúde. É só somar 2+2=4. Se tudo se concretizar como se prevê, tal não vai ser a promiscuidade!


Vou terminar alertando mais uma vez as populações em geral e as autoridades em particular, para o caos do Serviço Nacional de Saúde e o abismo em que já se encontra. Se não lutarmos, colocar-nos-ão a patorra em cima definitivamente!

Escrito pela antiga ortografia

Deixe um comentário

Exclusivos

O Algarve vive os desafios duma região que cresceu acima da média nacional

O Governador do Banco de Portugal, natural de Vila Real de Santo António, visitou...

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

Liberdade e democracia na voz dos mais jovens

No 6.º ano, o 25 de abril de 1974 é um dos conteúdos programáticos...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.