Aguardente e mel são tesouros a descobrir em feira na Cortelha

O evento terá lugar no pavilhão local e pretende realçar e valorizar dois produtos de excelência da Serra do Caldeirão

ouvir notícia

A aldeia da Cortelha, no interior do concelho de Loulé, volta a receber a Feira da Aguardente e do Mel, no dia 9 de março, divulgou a Associação dos Amigos da Cortelha, responsável pela organização e dinamização do certame.

O evento terá lugar no pavilhão local e pretende realçar e valorizar dois produtos de excelência da Serra do Caldeirão tradicionalmente produzidos com grande dedicação e mestria e que continuam, ainda nos dias de hoje, a ter muita relevância quer ao nível da dinâmica social e económica, quer em termos da projeção turística da região.

O programa tem início às 09h00 com um passeio pedestre (10 km) pelos trilhos da zona norte da freguesia de Salir, com passagem por destilarias de medronho. Os caminhantes terão assim a possibilidade de visitar as caldeiras em pleno funcionamento e assistir ao vivo à destilação do néctar, que habitualmente se faz nesta altura do ano. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas aqui.

- Publicidade -

A chegada dos caminhantes à Feira da Aguardente e Mel está prevista para as 12h00, hora que coincide com a abertura dos expositores e um pouco depois, no espaço de restauração, começarão a ser servidas as iguarias serranas, confecionadas segundo as receitas intemporais e com produtos também eles maioritariamente sazonais e locais, onde se destacam as papas de milho e a chouriça assada entre outros.

Depois do repasto, terá início a animação musical com o Grupo Etnográfico Amendoeiras em Flor, de Altura, e as sonoridades da música alentejana são trazidas pelo grupo “Violas Campaniças”, de Castro Verde. A música continuará à hora de jantar e pela noite dentro com a animação de Marco Filipe.

Estarão presentes os principais produtores locais de aguardente e mel, mas também agricultores e artesãos, dando assim possibilidade aos visitantes de degustar e adquirir produtos ímpares.

A Feira da Aguardente e Mel da Cortelha conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Salir.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.