A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu hoje que as empresas do setor possam ter acesso facilitado a planos de pagamento em prestações na Segurança Social, com dispensa de apresentar qualquer tipo de garantia e “devendo simplificar-se ao mínimo a informação exigida para a instrução desses pedidos”.
A exigências da Associação deve-se “aos graves problemas de descapitalização das empresas após um ano de fortes prejuízos”, afirma a AHRESP, em nota de Imprensa.
A Associação lamenta as dificuldades de regularização de dívidas, recordando que “ao longo dos últimos meses, muitas empresas com dívidas à Segurança Social têm tentado regularizar a sua situação contributiva, mediante a solicitação de planos de pagamento prestacionais”.
“Porém, em muitas situações, a Segurança Social exige a apresentação de uma garantia, requisito que a maioria das empresas dos setores do alojamento turístico, restauração e similares não se encontram em condições de cumprir”.
A AHRESP conclui que “a regularização da situação contributiva é essencial para o acesso aos mecanismos de apoio disponíveis”.