“Ainda há tempo”. Cordão humano em Aljezur contra o petróleo

ouvir notícia

.

O Movimento Algarve Livre de Petróleo (MALP) vai organizar no próximo sábado, dia 11 de junho, pelas 16h00, no exterior da Câmara Municipal de Aljezur, um cordão humano contra a exploração de petróleo ao largo de Aljezur.

“Desde a primeira hora que afirmamos que se trata de atividade incompatível e prejudicial à nossa estratégia de desenvolvimento sustentável, tanto em terra como no mar, corporizando, por um lado um profundo desrespeito pelos valores naturais e biodiversidade em presença, bem como, por outro, um perigoso desrespeito ao quadro de valores e herança cultural que as anteriores gerações nos transmitiram e que faremos questão de preservar e honrar”, anuncia em comunicado o movimento.

Ainda de acordo com os promotores do cordão humano, “o desenvolvimento harmonioso e o crescimento económico de Aljezur e do Algarve, nunca passarão pela exploração de hidrocarbonetos”.

- Publicidade -

Tal como o JA adiantou no início deste mês, a primeira perfuração ao largo da região algarvia poderá estar para muito breve. O furo será realizado a cerca de 46 quilómetros em frente a Aljezur pelo consórcio ENI-Galp, que também detém direitos de “produção de petróleo” na região.

Alarmados, a população e os autarcas dizem que foram mais uma vez apanhados de surpresa e colocados à margem do processo. A sua esperança reside na consulta pública que está a decorrer, até 22 de junho, para travar a sondagem em frente à Costa Vicentina.

NC/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.