Ajuda à população vai muito além do cabaz no Natal

ouvir notícia

A freguesia de Lagoa lançou este ano vários projetos que visam diminuir os efeitos das carências sociais. A ideia é apoiar desde os idosos que vivem isolados às famílias carenciadas, passando pelos alunos sem meios de continuar os estudos. “As nossas medidas fugiram ao tradicional distribuir de um cabaz alimentar no Natal sem a preocupação do que se passa no resto do ano”, realça Francisco Martins.

Como encontrou a freguesia quando assumiu funções?Encontrei a freguesia sem grandes problemas estruturais, mas sem um planeamento efetivo. Não se trata de uma freguesia problemática, mas não pode ser gerida ao sabor da corrente. Relativamente à junta, encontrei os serviços adaptados à forma de trabalhar dos anteriores executivos, e foi essa reorganização que temos vindo a implementar. Não tenho o hábito de me “desculpabilizar” com quem me antecedeu. Se concorri foi por achar que tenho capacidade para fazer diferente.

Quantos habitantes tem a freguesia?
Perto de 6.000 habitantes, se bem que, com os censos que irão ser realizados em 2011, tenho a certeza de que este numero aumentará.

- Publicidade -

Como define a freguesia?
A freguesia de Lagoa está muito bem situada, o que só por si poderia ser fator de atração económica, assim houvesse um plano de atração e de fixação de empresas. Além disso, temos das mais belas zonas de costa da região e temos ainda o vinho e a olaria. Podemos concluir que se trata de uma freguesia com um enorme potencial e que não pode estar condenada a ser um simples dormitório.

Quais as obras de maior relevância que foram feitas nos últimos anos?
As carências que se vão sentindo são as que derivam do crescimento populacional, e é aqui que digo que a freguesia deverá de ser pensada e estruturada com uma visão de crescimento e de desenvolvimento. Não se pode projetar um equipamento com capacidade para as necessidades de “ontem”. Muitos equipamentos são subdimensionados e outros subaproveitados.

O que é que faz mais falta à freguesia neste momento?
Pelo que me consta, está em fase de arranque o novo parque escolar para Lagoa, uma vez que a capacidade do existente já é deficitária. Quanto ao que faz mais falta, volto a repetir, é pensar Lagoa.

Que medidas têm sido tomadas na área social para apoiar a população nestes tempos de crise?
A freguesia de Lagoa lançou este ano dois projetos para minorar os efeitos das carências sociais. Lançámos o projeto “Combate à Solidão e ao Sedentarismo” direcionado para a população sénior. O ponto alto deste projeto foi a abertura do Centro Sénior. Outro projeto que lançámos foi o do “Banco de Ajuda”, onde agregamos uma série de ajudas, monetárias e géneros, para as famílias mais carenciadas. Iremos inaugurar em 16 de janeiro a “Loja Social”. Atualmente, já apoiamos mais de 70 famílias. As nossas medidas fugiram ao tradicional distribuir de um cabaz alimentar no Natal sem a preocupação do que se passa no resto do ano. A nossa ajuda tem sido dada mensalmente. Vamos lançar também dois tipos de bolsas de estudo para os alunos mais carenciados.

Como é que perspetiva o futuro da freguesia?
Com otimismo. Acredito que esta freguesia se desenvolverá e vai perder o estatuto de dormitório, afirmando-se pela sua identidade e especificidade.

Que locais aconselha a visitar na freguesia?
Convidaria a uma visita, por mar, ao longo da nossa costa, vendo o rendilhado das falésias. Seguido de um passeio pedonal pela costa. Convidaria ainda a uma visita a Benagil, onde ainda se pode ver os pescadores armando as suas artes de pesca. Obviamente que uma visita à cidade de Lagoa será obrigatória, podendo ser feito uma rota pelas ruelas tradicionais e recantos que muitas vezes passam despercebidos. E não poderia deixar de recomendar os vários bons restaurantes que se encontram nesta freguesia. A recomendação final que deixo é que não deixe Lagoa sem provar os vinhos e levar uma recordação do nosso artesanato.

Deixe uma frase ao povo da freguesia…
Conto com todos para que possamos melhorar Lagoa. Seja reivindicativo, exigente e participativo.

——————————————————————————————————-

FICHA PESSOAL:
Nome: Francisco José Malveiro Martins
Idade: 43 anos
Presidente da junta desde: 11 de outubro de 2009
Partido: Partido Socialista

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.