Albufeira aposta em método biológico contra lagarta do pinheiro

ouvir notícia

.

O município está a desenvolver um projeto inovador que consiste em colocar ninhos de chapins em diversas zonas do concelho e em estabelecimentos de ensino, “criando condições para o aumento dos efetivos desta espécie de ave, cuja principal fonte de alimentação é a lagarta do pinheiro, ao mesmo tempo que se promove a biodiversidade”.

“A lagarta do pinheiro é responsável por provocar graves danos nas árvores e na saúde pública, quando se situam perto de locais habitados ou frequentados pela população. A característica urticante dos seus pelos provoca alergias na pele, no globo ocular e no aparelho respiratório dos seres humanos e dos animais domésticos”, lembra a autarquia

Para controlar o seu desenvolvimento, os serviços da divisão de ambiente, higiene urbana e espaços verdes, em parceria com o Parque Natural da Ria Formosa, desenvolveram uma solução ambientalmente sustentável, com recurso ao chapim, uma ave urbana que se encontra praticamente em todo o tipo de florestas e parques e que é um dos principais predadores da lagarta do pinheiro. “Trata-se de um projeto inovador e de elevado interesse ambiental que possibilitará controlar uma praga de elevada nocividade, pela biodiversidade.

- Publicidade -

O projeto contempla, ainda, a realização de diversos estudos pelos técnicos da autarquia e do Parque Natural da Ria Formosa”, salienta o José Sequeira, vereador do Ambiente.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente iniciativa. Esperemos que resulte e que os chapins consigam dizimar esta praga. E já agora que os técnicos venham colocar ninhos na Quinta do Poço ;).

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.