Albufeira oficializa candidatura a Cidade Europeia do Desporto

ouvir notícia

Sexta-feira dia 6, o município de Albufeira oficializou a candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2026.

O presidente José Carlos Rolo recebeu, no seu gabinete, o presidente da Associação das Cidades Europeias do Desporto, Pedro Nuno Santos, a quem entregou o dossier correspondente à primeira fase da candidatura.

Também no âmbito da 16ª edição das Festas do Basquetebol Juvenil, a ADSA – Associação de Recolha de Sangue e Medula Óssea recebeu das mãos do presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol e do presidente da Câmara Municipal de Albufeira um cheque solidário no valor de três mil e oitenta euros, a que se seguiu a inauguração das obras de Requalificação do Parque Fitness de Vale Faro, em Albufeira.

- Publicidade -
Foto/CM Albufeira

O presidente da ADSA destacou que há ainda um caminho a percorrer, mas que se sente muito orgulhoso porque “Albufeira é uma terra de dadores de sangue”. Agradeceu à Federação Portuguesa de Atletismo pela entrega do cheque, bem como à Câmara Municipal de Albufeira por todo o apoio que têm recebido.

Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, por sua vez, destacou que “o município entende o desporto como um bem público; por isso investe na área e fá-lo como ninguém, daí a presença das Festas do Basquetebol em Albufeira há 11 anos”, agradecendo, igualmente, ao vice-presidente da Câmara Municipal e a todos os que operacionalizam o evento.

De seguida todos os convidados, incluindo o presidente da ACES Portugal, o padrinho da 16ª edição do Basquete, Tomás Barroso, presidente da Câmara, vereadores, presidentes de Junta de Freguesia, dirigentes e representantes da Federação e da Associação de Basquete do Algarve, jornalistas e demais entidades dirigiram-se para o Jardim de Vale Faro, onde decorreu a inauguração da Requalificação do Parque Fitness.

Trata-se de um ginásio ao ar livre, com pavimento composto por uma camada de borracha reciclada na base e uma camada de granulado de borracha virgem colorida na superfície. O equipamento é constituído por quatro áreas distintas: Calistenia/trabalho de músculos (com estação de elevações e barras de flexões; Ginásio (barra de elevações, extensão de pernas, treino de costas, mesa de supino/peito, exercício crucifixo/peito, barras de elevação multifitness, treino de bíceps, barra/chin bar, banco de abdominais e exercícios de agachamento); Cárdio (bicicleta elíptica e máquina de remo) e Pliometria/alongamentos com caixa de 45 cm de altura, caixa de 60 cm de altura e caixa de 60 cm de altura.

Tem ainda duas estações para a prática do Street Workout, modalidade desportiva composta de exercícios calisténicos, que visam o domínio do corpo no espaço, através de movimentos de força, coordenação, explosão e equilíbrio, características de modalidades como a ginástica artística ou o parkour.

À margem dos discursos, Cristiano Cabrita, vice-presidente da autarquia com a responsabilidade do Desporto, sublinhou que « o município está completamente alinhado com os objetivos subjacentes à candidatura de Albufeira a Cidade Europeia do Desporto, garantindo que temos todas as condições, quer a nível da qualidade dos equipamentos e atividades desportivas desenvolvidas pelo município, quer do Know How para receber e organizar grandes eventos desportivos ».

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.