Albufeira substitui autocarros a diesel por viaturas 100% elétricas

Até ao final do segundo semestre de 2023, a autarquia prevê que toda a rede de transportes urbanos de Albufeira já seja exclusivamente servida por autocarros 100% elétricos

ouvir notícia

No dia 22 de setembro começaram a circular em Albufeira, nas atuais linhas da rede de transportes urbanos GIRO, cinco autocarros 100% elétricos (dois minibus e três autocarros standard), de um total de 23 viaturas elétricas que, até ao final do segundo semestre de 2023, irão integrar a totalidade da frota.

A apresentação das cinco viaturas decorreu no dia em que se assinala o Dia Europeu Sem Carros, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, junto à Igreja de Ferreiras, numa cerimónia simbólica, que contou com a participação do presidente do município, José Carlos Rolo, elementos da vereação, representantes do Grupo Barraqueiro, João Santos e Mateus Silva, o vogal da Comissão Diretiva do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, José Guedes, e representantes da empresa construtora das viaturas elétricas.

As cinco viaturas elétricas foram personalizadas com a imagem do GIRO que todos conhecem, mas com a cor verde predominante, em vez do azul utilizado anteriormente nas viaturas a diesel “para chamar a atenção e causar maior impacto nos utilizadores”.

- Publicidade -

Posteriormente, aquando da entrada em circulação da totalidade das viaturas elétricas, todos os autocarros passarão a ter esta caracterização, o que irá permitir à população identificar facilmente o momento a partir do qual a frota passará a ser totalmente elétrica.

As novas viaturas irão entrar em funcionamento a título experimental, o que permite que até ao início efetivo da concessão, previsto para o próximo dia 01 de dezembro, eventuais dificuldades que surjam possam ser resolvidas.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira destacou que a entrada em funcionamento dos autocarros elétricos “contribui para melhorar a qualidade de vida no concelho, uma vez que se trata de um meio de transporte menos poluente, com contributos significativos ao nível da sustentabilidade ambiental”.

Graças a este investimento, as emissões de dióxido de carbono (CO2) passam de 6.436,55, emitidos por cada 1000 quilómetros efetuados nos autocarros a diesel (GIRO atual), para apenas 671,60 quilos de CO2 emitidos por cada 1000 quilómetros efetuados nos autocarros elétricos.

“Se pensarmos num intervalo de um ano, e comparando a atual frota de 10 autocarros com a futura frota de 23 autocarros, estes valores passam de 32.182,74×103 KgCO2 emitidos (10 autocarros a diesel) para 772,34×103 KgCO2e emitidos (23 autocarros elétricos)”, explica autarquia em comunicado.

Por outro lado, o número de linhas passa de cinco para 11 e o número de paragens de autocarro de 135 para 210, aumentando a lotação total da frota de 496 para 1331 lugares. Também o número de lugares para cadeiras de rodas passa de 10 para 23, com a possibilidade de transporte de bicicletas em algumas linhas do novo GIRO.

Segundo a autarquia, todos os autocarros dispõem de plataformas elevatórias e ar condicionado.  Ainda no âmbito da nova concessão, serão disponibilizados novos serviços, entre os quais uma aplicação móvel, bilheteira online e consulta online de circuitos e horários, (o que permitirá fazer o acompanhamento em tempo real da paragem em que o veículo se encontra).

Atualmente, a rede GIRO serve as localidades de Albufeira, Branqueira, Páteo, Marina, Ferreiras (centro) e Estação da CP. Com a entrada em funcionamento das novas linhas, o GIRO irá passar também por Olhos de Água, Rocha Baixinha, Malhada Velha, Fontainhas, Cerros Altos, Mosqueira, Patroves, Galé/Salgados, Vale Parra, Guia e pelo centro comercial Algarve Shopping.

Os 23 autocarros elétricos foram adquiridos pela empresa concessionária, do Grupo Barraqueiro, ao abrigo do programa POSEUR.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.