Albufeira vai ter um Banco do Tempo

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Albufeira celebrou, no passado dia 20 de Setembro, um protocolo com a Associação GRAAL, com vista à criação de uma Agência do Banco do Tempo em Albufeira.

 O Banco de Tempo é um banco em tudo igual aos outros. Tem agências, horário, cheques, depósitos e a particularidade de utilizar o tempo como moeda de troca. Ali trocam-se serviços, que são pagos em tempo. Quem presta um serviço, tem direito a receber um cheque no valor das horas que gastou na tarefa. As horas podem depois ser cobradas por outra tarefa a qualquer membro do banco. O que se pretende é trocar tempo entre pessoas com habilidades diferentes.

- Publicidade -

Com este projeto, o segundo a nível regional, a autarquia pretende apoiar as famílias através da oferta de soluções práticas na organização da vida quotidiana. A troca de serviços, cujo pagamento é feito em tempo e não em dinheiro, permite construir uma cultura de solidariedade e promover o sentido de comunidade, o encontro de pessoas que convivem nos mesmos espaços e a colaboração entre gerações. Ao mesmo tempo, os idosos do concelho têm a oportunidade de valorizar e ocupar o seu tempo, pondo em prática os seus talentos e vendo reconhecidas as suas capacidades.

O sucesso da iniciativa é medido pelo “impacto significativo que tem tido na vida de algumas pessoas”, defende Teresa Branco, uma das coordenadoras do banco regional do projeto. “Os bancos de tempo têm vindo a diminuir a solidão e o isolamento a que algumas pessoas estavam sujeitas, valorizando os seus talentos”, explica.

Criados com o objetivo de restabelecer o espírito de boa vizinhança, os bancos de tempo surgiram em Portugal no ano de 2002 pelas mãos da Graal, que importou o conceito de Itália. Atualmente, já existem 32 Bancos de Tempo de Norte a Sul do país.

As inscrições para integrar o Banco de Tempo de Albufeira podem ser efetuadas na sala Clube Avô, situada na Quinta da Palmeira, junto ao Gabinete do Imigrante, às terças (13h00 às 16h00), quintas (15h00 às 17h00) e sextas-feiras (14h00 às 16h00).

SERVIÇOS QUE PODEM SER TROCADOS

Acompanhamento a crianças e jovens: animação de festas, apoio ao estudo, babysitter, jogar, passear, acompanhamento a atividades recreativas e culturais;

Atividades de apoio à organização doméstica: forrar armários, lavar o carro, pagar contas, ir à farmácia, compras no supermercado, passar a ferro, pequenas reparações de canalização, de carpintaria, de electricidade, cozinhar;

Atividades manuais e artísticas (à excepção de aulas): arranjos de costura, florais, bordados, ideias para decoração, jardinagem;

Atividades sociais: condução, companhia a espectáculos, cinema, concertos, exposições, para conversar, ir ao médico, pesca, ler alto, caminhar;

Animais: acolhimento temporário de animais, passear animais;

Secretariado: preenchimento de documentos, de impostos, processamento de texto, traduções.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.