Alcoutim comemora Centenário da República

ouvir notícia

A vila de Alcoutim iniciou as comemorações do Centenário da República já esta semana

No ano em que se comemoram cem anos sobre a implantação da República, o município de Alcoutim está a prepara várias atividades para assinalar a data. Algumas das iniciativas começaram já esta semana.

As comemorações arrancaram esta terça-feira com a abertura da exposição “Letras e Cores, Ideias e Autores da República”, organizada pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, Direção Geral do Livro e das Bibliotecas e Município de Alcoutim. A mostra, que reúne trabalhos plásticos de dez ilustradores inspirados em dez temas representativos do contexto político, cívico e cultural do final do século XIX e início do século XX, estará patente na Casa dos Condes até ao final do mês de agosto.

As celebrações prosseguem a 10 de setembro, dia do Município em Alcoutim. O dia começa com a arruada e o içar da bandeira na Praça da República, seguindo-se uma conferência com Carlos Brito, subjacente ao tema “Duas Guerras nos 100 anos da República”. Perto das 11h00, a autarquia prepara uma homenagem aos militares naturais do concelho de Alcoutim mortos na Grande Guerra e mortos e feridos na Guerra Colonial.

- Publicidade -

No dia 05 de outubro, data de proclamação da República, a autarquia de Alcoutim apresenta, na Praça da República, pelas 10h00, a obra de remodelação do edifício dos Paços do Concelho e uma brochura sobre a história do referido imóvel. No mesmo dia, pelas 11h00, serão descerradas várias placas toponímicas evocativas da República.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

  1. Aprovo em absoluto esta iniciativa que visa não esquecer a República como regime em vigor em Portugal à 100 anos substituindo assim a Monarquia.
    Realçar que me sinto incluído não só como ex Combatente do Ultramar mas como Cidadão de pleno direito que me orgulho pertencer a esse Concelho que apesar de Pobre , desertificado, é constituído por pessoas duma humildade e nobreza invulgar nos tempos actuais.
    Assim desejo que as cerimónias decorram com muita mobilização e empenho de todos.
    Um abraço de Alcutenejo para todos os Cidadãos independentemente dos valores que defendem e das suas orientações Politicas e Religiosas.

    Aníbal António Teixeira

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.