Alcoutim prepara jovens para o ensino superior

ouvir notícia

O ingresso no ensino superior é ainda, para muitos jovens do interior algarvio, um sonho sucessivamente adiado. É nesse sentido que a autarquia de Alcoutim decidiu renovar o programa Universidade Júnior, que tem como objetivo “incentivar à continuação dos estudos e fomento do ingresso no ensino superior”.

Para isso, o município de Alcoutim aprovou, no passado dia 9 de janeiro, a renovação de um protocolo existente com a Universidade do Porto. Este protocolo visa a participação de jovens estudantes do ensino básico e secundário em cursos de verão desta instituição de ensino superior.

“Os objetivos principais deste programa, denominado Universidade Júnior, são o fomento do gosto pelo conhecimento em diversas áreas, a familiarização com o ambiente universitário e a contribuição para a escolha de um percurso vocacional”, realça a autarquia.

- Publicidade -

Assim, ao abrigo desta parceria estabelecida com a Universidade do Porto, a Câmara de Alcoutim assegura as despesas com alojamento e deslocações da totalidade dos alunos do concelho a frequentar o 9º, 10º e 11º anos de escolaridade.

“Esta tipologia de medidas, associada a outras ofertas similares, constituem um importante instrumento para a promoção do acesso ao ensino superior e têm tido uma excelente adesão por parte dos estudantes do concelho”, realça o presidente da autarquia, Osvaldo dos Santos Gonçalves.

O autarca acrescenta ainda que “as atividades promovidas por esta universidade constituem oportunidades de contacto real com a sua oferta educativa e de aprofundamento de conhecimento deste nível de ensino, contribuindo para a preparação dos jovens para a transição para o ensino superior”.

Estes cursos de verão têm a duração de uma semana e, este ano, vão realizar-se entre 22 e 26 de julho.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.