Algarve bate novo recorde na reciclagem

ouvir notícia

.

A região algarvia está lotada de turistas e a empresa responsável pela recolha e tratamento de resíduos, a Algar, acaba de bater mais um recorde na receção de material reciclável.

No passado dia 10 de agosto, a estação de transferência de Albufeira recebeu o total de 290 toneladas de resíduos indiferenciados. “É o equivalente a 20 contentores de 30m3 transportados para o aterro, tendo batido o recorde absoluto de receção de resíduos num único dia”, adianta a Algar.

“O verão promove a afluência da população sazonal, que neste período quase que triplica, provocando um elevado aumento na produção de resíduos no Algarve”, explica o presidente da Algar, Artur Cabeças, frisando que, “se todos fizerem a correta separação, as câmaras reduzem os custos associados ao tratamento dos resíduos, pois os recicláveis se forem colocadas no ecoponto evitam o seu desperdício no aterro, não aumentam o custo por tonelada para o município e consequentemente para o cidadão, beneficiando todos com esta boa prática cívica e ambiental”.

- Publicidade -

Ecopontos em todas as festas de verão

Para este recorde muito contribuíram as festas de verão que se realizam um pouco por todo o litoral algarvio, sendo que a empresa instalou ecopontos e distribuiu sacos coloridos para a deposição dos resíduos de embalagens recicláveis junto das entidades organizadoras destes eventos na região.

Os pratos e copos de plástico, as garrafas de vidro e as caixas de cartão são os resíduos que mais se produzem nestes locais. “Os resíduos recicláveis devem ser separados dos resíduos indiferenciados, de modo a evitar a sua deposição em aterro. Este material, após tratado, pode ser transformado em matéria-prima para o fabrico de novos produtos. Por exemplo, com cinco garrafas de água de plástico de 1,5 litros, é possível obter fibra têxtil suficiente para a produção de uma t-shirt tamanho XL”, destaca Macário Correia.

Desde junho, a Algar já recolheu cerca de seis toneladas de resíduos recicláveis produzidos em festas de verão. “O objetivo é minimizar o impacte ambiental que os eventos com elevada concentração de público produzem”, rematam os responsáveis da Algar.

JA

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.