Algarve com reciclagem porta a porta

ouvir notícia

A maioria dos municípios algarvios tem um serviço de recolha porta a porta de materiais recicláveis, em parceria com a Algar, que já abrange mais de mil restaurantes, bares, lojas e outros estabelecimentos comerciais. O serviço é gratuito e permitiu recolher no primeiro ano mais de duas mil toneladas de resíduos recicláveis que, de outra forma, poderiam acumular-se nas ruas junto aos ecopontos.

 

O município de Albufeira foi um dos primeiros a aderir ao projeto “Ambilinha”, há cerca de um ano, sendo já mais de 250 os estabelecimentos que aderiram à iniciativa apenas neste concelho.

- Publicidade -

O grande avanço deste projeto – que consiste na recolha porta a porta de papel, cartão, plástico e vidro – aconteceu em dezembro de 2010, com a adesão de vários municípios algarvios.

Neste momento, este serviço já abrange Faro, Tavira, Vila do Bispo, Olhão, São Brás de Alportel, Loulé, Castro Marim, Vila Real de Santo António e Lagos, totalizando cerca de um milhar de estabelecimentos da região. E, até ao verão, os responsáveis esperam que muitos outros venham a aderir na região.

O serviço é prestado pelos municípios em parceria com a Algar, empresa responsável pela valorização e tratamento dos resíduos sólidos, de forma completamente gratuita.

E o balanço desta iniciativa não podia ser melhor, adiantaram na semana passada os responsáveis da Algar, indicando que, só em Albufeira, “perto de 40 por cento materiais recicláveis recolhidos no mês de janeiro resultaram deste projeto”.

A ambição das autarquias é ir ainda mais longe, apelando aos responsáveis pelos estabelecimentos comerciais para que adiram rapidamente à “Ambilinha”.

Para isso, basta aos proprietários ligarem para o número 800300289 e acordar o horário e local de recolha dos resíduos…

(Toda a reportagem na edição em papel do Jornal do Algarve – dia 10 de março)

Nuno Couto/Jornal do Algarve
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.