Algarve mostra-se na BTL com novos eventos e foco na sustentabilidade

ouvir notícia

Os 16 concelhos algarvios apresentam até domingo, dia 3 de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), onde o JA esteve presente no dia 29 a convite da Região de Turismo do Algarve (RTA), as suas novidades, os novos eventos e o que de melhor têm para oferecer no panorama turístico. Pela voz do presidente da RTA, André Gomes, foram apresentados os últimos números do setor na região e a estratégia para 2024 – que se centra no esbatimento da sazonalidade. O certame ficou ainda marcado pelo anúncio de 60 medidas que os hoteleiros da região deverão adotar para mitigar os efeitos da seca e pela presença de Marcelo Rebelo de Sousa no ‘stand’ da região

Como já é habitual, um dos pavilhões da Feira Internacional de Lisboa (FIL) acolhe o ‘stand’ dedicado ao Algarve e aos seus concelhos, que ali desvendam os “segredos mais bem guardados da Europa”. Durante cinco dias são apresentados eventos como o festival MED em Loulé, o Festival Histórico Setecentista de Vila Real de Santo António ou Feira da Dieta Mediterrânica de Tavira.  

A estreia de um ‘stand’ mais sustentável e tradicional e a aposta na gastronomia e vinhos, natureza e cultura são algumas das novidades do Turismo do Algarve para a edição deste ano da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), ponto de encontro para profissionais do setor e público em geral.

- Publicidade -

A programação iniciou-se na quarta-feira, dia 28, com a apresentação do Fórum e Anuário Cyclin’ Portugal 2024, seguida do Plano da Salvaguarda da Dieta Mediterrânica 2023-2027 e das novidades do município de Monchique.

Desde sempre que a participação na BTL é uma oportunidade para o Algarve promover a sua oferta turística diversificada, destacar as suas novidades e reforçar a sua posição como principal destino turístico de Portugal e um dos mais procurados na Europa. E este ano não foi exceção.

Até domingo, a região está representada por um ‘stand’ com uma área total de 700 m2, onde se juntam os 16 municípios e 18 empresas do setor.

O novo ‘stand’ do Algarve na BTL foi concebido para proporcionar “uma experiência imersiva” aos visitantes. Através de uma decoração moderna e convidativa, inspirada na natureza e na cultura da região, os visitantes sentem a energia vibrante do Algarve e a promessa de férias inesquecíveis no destino.

O conceito do ‘stand’ baseia-se no posicionamento do Algarve como “O segredo mais famoso da Europa”. O objetivo é divulgar e promover não só as praias e as paisagens, mas também o segredo cultural da região: o artesanato local.

Balanço do ano turístico 2023 e perspetivas para 2024

Dos números da atividade turística de 2023 destaca-se o somatório de recordes no turismo que contribuíram para um volume de receitas nunca antes alcançado pelo setor nesta região.

“O número de hóspedes registado no último ano totalizou 5,13 milhões, o que significa que superou, tal como em 2019, os cinco milhões, culminando a procura de turistas nacionais e internacionais num crescimento de 1,4% face ao ano pré-pandemia e uma ainda mais pronunciada subida de 7,7% quando comparado com 2022”, realçou André Gomes durante o evento, no dia 29..

No ano passado, os proveitos globais da hotelaria superaram os 1500 milhões de euros no Algarve, mais 9,5% que o total dos 12 meses do ano anterior.

O Algarve atingiu 20,4 milhões de dormidas, um crescimento de 6,4% face ao ano anterior (ainda a 2,5% de distância de 2019). A taxa de ocupação nas unidades hoteleiras cresceu para 57,8%, 7,3% além dos 53,9% de 2022 e acima dos 56,4% de 2019. Reino Unido, Alemanha, Irlanda, Países Baixos, França, Espanha, EUA, estão entre os principais mercados.

Responsável por dois terços do volume do golfe no País, no Algarve jogaram-se 1,4 milhões de voltas em 2023, número que constitui o máximo histórico do golfe em Portugal.

A diversidade de recordes para a região inclui também o Aeroporto Gago Coutinho, porta de entrada para 9,64 milhões de passageiros. “O aeroporto de Faro nunca tinha recebido tantos passageiros, assinalando uma subida de 18% face a 2022 e 7% quando comparado com 2019, que era até agora o melhor ano turístico de sempre”, afirmou o responsável.

André Gomes, presidente da RTA

Durante a apresentação da RTA na BTL, do ponto de vista da conectividade aérea, salientou-se ainda a ligação da capital algarvia a 81 aeroportos (20 países) e a aposta em novos mercados como os Estados Unidos da América, Marrocos e a Hungria.  

“O Algarve é a região por excelência para as férias e períodos mais curtos de descanso de milhões de cidadãos nacionais e internacionais, que aqui encontram praia, golfe, gastronomia e enologia, e um património natural que se estende do mar à serra”, destacou ainda André Gomes.

Turismo do Algarve cria novas motivações de visita

Com base no Plano de Marketing Estratégico para o Turismo do Algarve, desenvolvido pelo Turismo do Algarve, com o apoio técnico da Universidade do Algarve, a estratégia do turismo algarvio para 2024 é alicerçado numa série de eventos e iniciativas que consolidam a ideia do Algarve como “um destino para o ano inteiro”.

É o caso do ‘Algarve Walking Season’, marca reativada em 2024 com o objetivo de promover, de forma articulada, quatro festivais de caminhadas no interior do Algarve; o regresso do ‘Algarve Nature Fest’, evento de animação e promoção turística dedicado ao turismo de natureza; o turismo industrial, com o objetivo de promover atividades em locais de indústria viva ou de património industrial da região; o turismo literário, do qual se destaca a Rota Literária do Algarve e Rota Literária Saramago no Algarve; a valorização do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina; a Rede Urbana de Fortalezas do Alentejo e Algarve (Castro Marim e Alcoutim); a Dieta Mediterrânica; o ‘Algarve Wine Tourism’ (nova rota de vinhos da região, dinamizada pela CVA); entre outros projetos.

Selo de Eficiência Hídrica

Desenvolvido no âmbito do Plano de Contingência de Recursos Hídricos do Algarve, destinado ao alojamento turístico da região “num todo” – que deverá fazer uma gestão eficiente da água para contribuir para o objetivo de redução de 15% do consumo de água -, o presidente da RTA anunciou uma novidade na BTL: o selo “Safe Water”.

Este selo tem como objetivo a partilha e o incentivo de boas práticas de eficiência hídrica junto de colaboradores e clientes ou utilizadores.

“Queremos todo o setor a contribuir para mitigar os efeitos da seca”, disse André Gomes.

Este selo, de adesão voluntária e gratuita, tem por base um Plano de Ação para a eficiência hídrica, que se traduz na implementação de um conjunto de 60 medidas prioritárias e estruturantes até ao final do ano, permitindo assim, também, a monitorização dos consumos de água no setor.

VRSA promove eventos e projeto com IA

Nos vários dias do certame, Vila Real de Santo António (VRSA) vai divular aquilo que de melhor tem para oferecer a quem faz uma visita ao concelho.

No dia 29 de fevereiro, na presença do JA, os municípios de VRSA, Castro Marim e Ayamonte deram a conhecer um vídeo de promoção daquele projeto transfronteiriço com recurso à inteligência artificial, a partir do qual foi possível ver e ouvir as potencialidades daquele território, explicadas por cada um dos autarcas (Álvaro Araújo, Francisco Amaral e Alberto Fernández), em vários idiomas e em tempo real.

Já esta sexta-feira, dia 1 de março, foi apresentado pelo vereador com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de VRSA, Álvaro Leal, a prova desportiva ‘Monte Gordo Sand Race’, integrada na Taça do Mundo de Corridas em Areia (motos e ‘quads’), que irá regressar aos areais do sotavento em novembro próximo. Neste dia, foi ainda dada a conhecer a 2.ª edição do Festival Histórico Vila Real de Santo António Setecentista.

Alberto Fernández, Francisco Amaral e Álvaro Araújo

Aljezur mostra-se como “o cenário perfeito”

O novo vídeo promocional do concelho de Aljezur (“Aljezur é sempre o cenário perfeito”) foi apresentado no dia 29 de fevereiro, na BTL. Segundo a autarca local, José Gonçalves, tratou-se de “um momento único e impactante que faz parte de uma estratégia de comunicação do município dedicada ao património, à gastronomia e às atividades ao ar livre”, disse aos jornalistas.

“Este vídeo promocional inédito destaca a beleza natural, a riqueza cultural e a diversidade de atividades para promover a região, enquanto destino turístico de excelência. Um verdadeiro convite para que todos possam vir sentir e viver o ‘Algarve Natural’ de Aljezur, este verdadeiro tesouro, com tanto ainda para descobrir”, sublinhou.

Os produtos endógenos de Aljezur, como a batata-doce Lyra e o amendoim do Rogil também brilharam neste certame.

O Presidente da República visitou o ‘stand’ do Algarve esta quinta-feira

Loulé aposta na no turismo religioso

No segundo dia da BTL, a apresentação da Festa da Mãe Soberana esteve em grande destaque no ‘stand’ de Turismo Cultural e Religioso. Com os visitantes que passaram pela feira, a autarquia celebrou, ainda, os melhores sabores do seu território, promoveu uma “viagem” do Algarvensis à Mina de Sal-gema e deu a conhecer as mais recentes novidades da Estação Náutica de Vilamoura.

Olhão revela Cartaz do Festival do Marisco

Na BTL, Olhão volta a promover as suas praias, a riqueza natural e arquitetónica, mas também a gastronomia e o seu tesouro maior, a Ria Formosa.

O município vai aproveitar, também, para anunciar o cartaz da edição deste ano do Festival do Marisco.

A promoção de Olhão como destino turístico junto dos profissionais do setor e do público em geral passa pela oferta de 10 experiências temáticas, que consistem em pacotes de dormidas, refeições, passeios turísticos e entradas em diversos espaços do concelho, que vão proporcionar aos vencedores uma oportunidade privilegiada de ficarem a conhecer as maravilhas da cidade.

A cada vencedor será oferecida uma máquina fotográfica descartável, que servirá para registo, na primeira pessoa, dos dias passados no concelho.

No que diz respeito à gastronomia, o folar de Olhão volta a marcar presença, bem como um dos principais produtos do concelho, a flor de sal. Também a Floripes, criação de um dos mais conceituados chefs pasteleiros do concelho, está reapresentada na BTL.

Feira da Serra e Tochas Floridas

A Feira da Serra de 2024 e a Festa das Tochas Floridas são os destaques do município de São Brás de Alportel, que só dará a conhecer as suas propostas no domingo, dia 3.

Natureza, cultura, património, gastronomia, história, tradições e experiências estão a ser promovidas pelo Gabinete Municipal de Turismo no ‘stand’ do município.

Este evento será novamente o momento escolhido para dar a conhecer a edição de 2024 da Feira da Serra de São Brás de Alportel, que regressa entre 25 e 28 de julho, desta vez regada com o ouro da serra: o azeite!

No dia 29 de fevereiro, a programação do ‘stand’ Algarve na BTL ficou ainda marcado pela apresentação conjunta do município de Lagos e da Th1nk Mate – empresa de consultoria, estratégia e negócio, direcionada para o acompanhamento do setor do turismo – sobre a “Sustentabilidade e Certificação de Destino Turístico Sustentável; pela apresentação da Rede das Estações Náuticas de Portugal; por uma demonstração gastronómica no âmbito da divulgação da Dieta Mediterrânica; pela promoção do Algarve Wine Tourism – Rota dos Vinhos do Algarve pela Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), com prova de vinhos regionais; pela apresentação da exposição ‘Art Reef by Vhils’ (município de Albufeira); pela apresentação do vídeo promocional ‘Aljezur o Cenário Perfeito’, seguido de degustação de produtos e vinhos regionais; pela apresentação ‘Algarve Golden Terroir’ pelos municípios de Albufeira, Lagos e Portimão; terminando o dia com a divulgação da Associação Geoparque Algarvensis (Albufeira, Silves e Loulé).

O JA viajou até Lisboa, no dia 29 de fevereiro, a convite da RTA para conhecer as principais novidades da 34.ª edição da BTL, que conta com a presença de dezenas de expositores de diferentes segmentos, nomeadamente associações, municípios, agentes de viagem, operadores turísticos, hotelaria, restauração e animação turística.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.