Algarve recordista na cobrança de portagens a turistas

ouvir notícia

Funcionário da Estradas de Portugal explica aos condutores o funcionamento do sistema Easy Toll

Durante os quatro dias da Páscoa, 37 por cento dos automobilistas que pagaram portagem ao entrar no país fizeram-no na ponte do Guadiana. O número representa um crescimento de mais de 32 por cento em relação a 2014 e 126 por cento em relação a 2013

.

Domingos Viegas

- Publicidade -

O sistema de cobrança de portagens Easy Toll, destinado aos automobilistas com viaturas de matrícula estrangeira, instalado na A22, junto à ponte do Guadiana, registou nesta Páscoa um aumento de 32,1 por cento no número de aderentes em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com os dados fornecidos pela Estradas de Portugal, 3176 automobilistas pagaram, entre quinta-feira e domingo, a respetiva portagem através daquele sistema quando entraram no país pela ponte do Guadiana. Este número representa 37 por cento do total registado nos quatro Easy Toll instalados à entrada do território nacional (A22, A24, A25 e A28), que se fixou nos 8630, colocando o ponto de fronteira algarvio como aquele onde mais automobilistas estrangeiros pagaram portagem.

“A época da Páscoa é um período do ano em que milhares de turistas espanhóis visitam o nosso país, principalmente a região do Algarve, sendo a Quinta-feira Santa o dia de maior afluência”, explica a Estradas de Portugal.

A nível nacional, a adesão de turistas ao Easy Toll cresceu 19,3 por cento em relação à Pascoa de 2014. “Nestes quatro dias, período marcado por uma forte afluência de turistas estrangeiros nomeadamente espanhóis, foi precisamente no primeiro dia que se verificou mais de metade do total das adesões, com 4554 registadas só na quinta-feira”, acrescenta aquela empresa.

O Easy Toll funciona através da introdução do cartão de débito ou crédito no aparelho colocado nas fronteiras. Porém, nos períodos do ano com maior procura, normalmente a Páscoa e o verão, a Estradas de Portugal coloca colaboradores da empresa junto aos postos de venda e conta, ainda, com a colaboração das autoridades e das brigadas de apoio das concessionárias das autoestradas.

“Os pontos de venda estão devidamente dimensionados respondendo com elevada eficácia às normais necessidades diárias e, apesar de ocasionalmente por breves trechos acontecer alguma acumulação de trânsito, o processo de adesão decorreu de forma célere e eficaz”, garante a Estradas de Portugal.

Em relação a 2013, o número de adesões na fronteira da ponte do Guadiana cresceu 126 por cento, passando de 1404 para os 3176 registados no passado fim de semana. Estes dados correspondem também ao maior crescimento a nível nacional. Refira-se que o crescimento no total dos quatro Easy Toll foi de 80 por cento, de 2013 para 2015.

Para a Estradas de Portugal, este crescimento do numero de adesões “é demonstrativo da clara preponderância do EasyToll como uma solução de pagamento simples, segura e rápida sendo a preferida pelos utilizadores de veículos de matrícula estrangeira que entram em Portugal”.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.