Algarve vai ter a sua primeira Comunidade Compassiva

As comunidades compassivas procuram desenvolver redes comunitárias, com o apoio de entidades públicas e privadas locais, para além de voluntários a título individual, com vista a melhorar a qualidade de vida e o suporte aos doentes em fim de vida, respetivas famílias e cuidadores

ouvir notícia

“Viver ComPaixão” é a designação do projeto vencedor que o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Faro-Loulé (DL CVP Faro-Loulé), apresentaram no concurso “Portugal Compassivo – Laços Que Cuidam”.

O concurso, resultou de um protocolo de cooperação entre a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e a Fundação “la Caixa” e teve como objetivo principal a atribuição de financiamento para a criação de comunidades compassivas que permitam o cumprimento dos critérios vigentes de certificação pelo movimento internacional “Charter for Compassion” (em português, Carta de Compaixão).

De acordo com Giovanni Cerullo, medico da Equipa de Cuidados Paliativos da Unidade Hospitalar de Faro e representante do projeto pelo CHUA, “é mais um motivo de orgulho pelo facto do CHUA ser o impulsor da criação de uma comunidade compassiva na região do Algarve, comunidade essa que irá melhorar a qualidade de vida das pessoas e criar uma cultura de compaixão. Mais uma vez o CHUA sai das suas paredes para ir ao encontro dos utentes”.

- Publicidade -

A Comunidade Compassiva do Algarve vai apoiar utentes em Faro, Loulé e São Brás de Alportel, segundo a Cruz Vermelha Portuguesa.

Vítor Alua, sociólogo, coordenador da Área de Formação e Projetos e representante do projeto pela DL CVP de Faro-Loulé realça “que este projeto se realizará, em rede, com mais de 15 parceiros locais, regionais, nacionais e espanhóis de vários setores da sociedade que de imediato disseram: ‘sim, queremos construir convosco!’ Será o início de um longo, mas gratificante trajeto onde, em conjunto, como referiu um dos parceiros do projeto, vamos agora ‘baixar’ esta inspiradora visão até à sua materialização”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.