Aljezur aposta em sistemas alimentares sustentáveis

Esta é uma decisão alinhada com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Aljezur aprovou, recentemente, o Acordo de Compromisso para a introdução de produtos alimentares produzidos na região nos refeitórios escolares, acordo que reúne todos os municípios algarvios.

O Agrupamento de Escolas Professora Piedade Matoso, constituiu-se, desde início, como parceiro do município e vai acolher um dos três projetos piloto na região do Algarve, a ser implementado no decorrer do ano letivo 2022/2023.

O município de Aljezur, compromete-se assim “com a adoção de novos modelos de contratação pública valorizando a origem dos produtos, a distância entre o local de produção e de consumo, o modelo de produção e de comercialização”, refere a autarquia em comunicado.

- Publicidade -

Esta decisão assenta, por parte do executivo aljezurense, “na convicção que as compras públicas associadas às refeições escolares podem ser um instrumento para fomentar o desenvolvimento de sistemas alimentares de base territorial que valorizem a compra aos produtores locais e a produção de alimentos mais sustentáveis de acordo com a sazonalidade, condições edafoclimáticas e circuitos curtos de produção e consumo”.

O encurtamento das cadeias de abastecimento associado à valorização dos estilos de vida sustentáveis e do património alimentar local (caso da dieta mediterrânica) contribui especialmente para a diminuição gradual da dependência alimentar externa, redução da pegada ecológica, aumento do rendimento dos produtores, alimentação mais saudável, em total alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.