Aljezur lança programa para prolongar a vida dos idosos

ouvir notícia

.

O município de Aljezur e as juntas de freguesia de Aljezur e da Bordeira, estão a preparar um conjunto de atividades destinadas à população idosa, com o objetivo de aumentar a qualidade de vida dos mais velhos.

Segundo a autarquia, estas atividades vão decorrer no âmbito da agenda sénior e têm como objetivo “promover o convívio saudável entre os participantes e o seu meio envolvente, de modo a minimizar o isolamento social, a desmotivação, a deterioração cognitiva e a depressão do idoso e contribuir para o envelhecimento ativo e saudável”.

O programa chama-se “Feliz Idade” e, neste período experimental, destina-se a residentes da Carrapateira, Bordeira e Alfambras, com idade igual ou superior a 60 anos.

- Publicidade -

Segundo apurámos, o município de Aljezur já começou a divulgar este programa junto da população idosa, ao mesmo tempo que já garantiu um animador para o desenvolvimento das atividades e acompanhamento dos grupos de idosos.

A câmara municipal também já adiantou que vai ceder uma sala de formação de informática, nas instalações da antiga C+S de Aljezur, e garantiu ainda o transporte dos participantes para esta atividade.

Por seu lado, as juntas de freguesia vão disponibilizar os espaços ou instalações onde decorrerão as atividades, assim como o transporte dos participantes.

Mais tarde, sem especificar quando, o município anunciou que pretende alargar o programa “Feliz Idade” às outras freguesias do concelho.

Combate ao isolamento

“Há fatores que influenciam positiva ou negativamente o equilíbrio biopsicossocial do idoso, como sejam a perda de posição e estatuto social após a reforma, a solidão e o isolamento a que muitas vezes o idoso se remete ou é remetido, a perda de cônjuges, familiares próximos, amigos ou o contacto com aqueles que outrora foram seus pares. Tudo isso são fatores que potencialmente podem levar o idoso à depressão e a uma maior e progressiva dependência psicossocial e física”, lembra a autarquia em comunicado.

Segundo a mesma fonte, “o envelhecimento saudável implica não só a disponibilização de cuidados de saúde para os problemas mais comuns desta idade, no sentido de manter um bom estado de saúde, mas implica também que a sociedade demonstre o respeito que é devido ao idoso, transmitir-lhes segurança e que sobretudo, se mantenham ativos no seio da sua comunidade com oportunidades para mostrarem e partilharem com os demais as suas emoções, sentimentos, opiniões e sobretudo a experiência de vida que transportam”.

Nesse sentido, o município de Aljezur pretende manter e prolongar a qualidade de vida das pessoas idosas através do “efeito que emoções positivas – tais como amor, humor, surpresa, curiosidade, paixão, perdão, alegria, esperança, entusiasmo, dar e partilhar – têm no alcançar e manter o estado de bem-estar e de uma vida saudável durante mais tempo”.

“As atividades de lazer e a convivência em grupo são estratégias fundamentais na promoção do equilíbrio biopsicossocial do idoso, na atenuação dos impactos do envelhecimento sobre o próprio indivíduo e nos conflitos ambientais e pessoais que o envelhecimento induz”, conclui a autarquia.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.