Alteração da Feira de S. Martinho gera polémica em Portimão

ouvir notícia

Esta feira secular já se realiza há 356 anos na cidade de Portimão

A alteração da data da tradicional Feira de São Martinho, com 356 anos de história em Portimão, continua a gerar muita polémica. Este ano, a feira decorreu entre os passados dias 2 e 11 de novembro, com o PSD local a acusar o executivo socialista de “ignorar a origem histórica e cultural regional” com esta alegada alteração.

“Em 2018, a feira começou a 2 de novembro, sem qualquer vínculo à tradição ou consequência de registos históricos desta secular feira, terminando precisamente a 11 de novembro, Dia de São Martinho (tradicionalmente o dia do início), perdendo todo o simbolismo da sua criação e o esplendor de outrora ser o ‘ponto alto’ desta celebração”, criticam os sociais-democratas.

Em resposta, a Câmara de Portimão desmentiu os factos presentes no comunicado do PSD, começando por explicar que o dia 11 de novembro não é tradicionalmente o dia do início da feira. “Esta é a primeira falsidade, já que nos anos mais próximos nunca a feira de S. Martinho se iniciou nesse dia”, adianta o executivo, frisando que o evento arrancou entre os dias 3 e 9 de novembro nos últimos nove anos.

- Publicidade -

“Ou seja, não é verdade que a feira, pelo menos na tradição mais recente, comece no dia 11 de novembro como diz o PSD. O que a tradição recente impõe é que a feira decorra durante 10 dias abarcando o dia de S. Martinho e dois fins de semana, o que acontece mais uma vez em 2018”, defende a câmara…

(NOTÍCIA COMPLETA NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO JORNAL DO ALGARVE – NAS BANCAS A PARTIR DE 15 DE NOVEMBRO)

NC|JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.