Alunos da UAlg homenageados com monumento

A escultura foi criada por um coletivo de artistas

ouvir notícia

Os estudantes da Universidade do Algarve (UAlg) têm desde sexta-feira, dia 21 de outubro, um monumento de homenagem junto à rotunda do Hospital, anunciou a autarquia.

A escultura foi criada por um coletivo de artistas e colocada no gaveto da rua Leão Penedo com a Estrada da Penha, tendo a sua inauguração contado com a participação do presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, reitor da UAlg, Paulo Águas, do presidente da Associação Académica da UAlg, Fábio Zacarias e de um dos criadores da obra, Pedro Cabral Santo.

A peça resultou de um concurso público de ideias lançado pelo município, pela UAlg e pela associação académica em janeiro de 2020, que recebeu 12 propostas.

- Publicidade -

Inspirada na obra de Botticelli, a escultura representa 14 livros, sete com os saberes clássicos, com a assinatura de Pedro Cabral Santo, Nuno Esteves da Silva e Sérgio Vicente.

“O que fizemos foi produzir uma coluna de livros, são 14 volumes com as artes abrangentes que fazem parte dos saberes clássicos que norteiam o ensino universitário. O livro foi uma metáfora já muitas vezes utilizada, mas foi a que nos pareceu mais adequada”, explicou o artista Pedro Cabral Santo.

Já Rogério Bacalhau salientou a importância da UAlg para o desenvolvimento e afirmação da cidade e da região.

“Faro vive muito a sua universidade, que além da componente académica, tem também um lado cultural, social e económico muito importante. Não consigo imaginar como seria Faro sem a UAlg nem consigo imaginar sequer como seria a região. Todo o conhecimento que temos é produto interno do Algarve e a UAlg é, sem sombra de dúvidas, a entidade que mais contribuiu para o desenvolvimento da região, há mais de 40 anos, em todos os campos”, referiu.

Rogério Bacalhau acrescenta ainda que “esta é, por isso, uma homenagem merecida. Estamos a chamar a atenção para os alunos, mas esta é uma homenagem a toda a academia, nomeadamente técnicos, funcionários, professores, toda a comunidade académica”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.