Amigos da Pediatria do Hospital de Faro organizam IV Colóquio

ouvir notícia

Pediatria e educação em foco no grande auditório da Universidade do Algarve no dia 20.

A Associação dos Amigos da Pediatria do Hospital de Faro (AAPHF) vai organizar o seu quarto colóquio no próximo dia 20. O encontro realiza-se no grande auditório da Universidade do Algarve (UALG) e tem como tema: “A criança e o jovem – Sujeitode Direitos e Deveres, na escola, na família, na comunidade”.

A sessão de abertura está marcada para as 9h00 e estão previstas as intervenções do presidente da Administraão Regional de Saúde do Algarve (ARSA), Rui Lourenço, o reitor da UALG, João Guerreiro, o diretor regional de educação, Luís Correia, a presidente do Conselho de Administração do Hospital de Faro, Ana Paula Gonçalves e a presidente da AAPHF, Maria Rosa Machado.

- Publicidade -

“Educação, territórios e (des)igualdades” é o tema de arranque deste colóquio e tem início às 9h45. Um tema que será aprofundado com as intervenções de Miriam Aço, da Direção Regional de Educação do Algarve, sobre interculturalidades e os desafios de uma socialização complexa enquanto Eugénia Jesus vai falar sobre o diálogo intercultural na escola e Inês Domingues irá falar sobre o diálogo intercultural no Hospital.

“Gastando tempo com as crianças e jovens: o bom uso das novas tecnologias” é o segundo tema deste colóquio que vai contar com a intervenção do docente da UALG, Vitor Reia Baptista, sobre literacia dos média e as TIC, enquanto Ricardo Valadas, da Polícia Judiciária de Faro, irá apresentar uma comunicação intitulada “Mais do que censurar, educar para o online”.

Os trabalhos recomeçam às 14h00 com o tema “Saúde é informação – Informação é Saúde”. Um painel que contará com a participação dos profissionais de saúde João Paulo Almeida, do Centro de Saúde de Tavira, Sérgio Gomes, da Saúde 24, e José Neutel, da Urgência Pediátrica do Hospital de Faro.

O último painel intitula-se “Educar com optimismo:educar para os direitos e para os deveres”. Um tema que começará a ser esmiuçado a partir das 15h00 e que contará com as comunicações de Maria do Carmo Oliveira e Manuel Oliveira do Clube do Optimismo de Lisboa e de Maria Brites Mariano, educadora de infância do Hospital de Faro.

Importa recordar que a Associação dos Amigos da Pediatria do Hospital de Faro é uma entidade particular sem fins lucrativos. Entre os objetivos a que se propõe constam a organização e apoio de todas as iniciativas conducentes a uma melhoria dos cuidados de saúde e bem estar do doente de pediatria, colaborar ativamente na área social do hospital, promover o intercâmbio de conhecimentos entre profissionais, contribuir para o desenvolvimento da educação e ensino em saúde infantil e promover eventos que coincidam com estes objetivos.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.