Anders Breivik condenado a 21 anos de prisão

ouvir notícia

.

Pena de prisão poderá ser prorrogada por tempo indeterminado enquanto Anders Breivik, responsável do massacre que vitimou 77 pessoas, for considerado uma ameaça social.

O tribunal de Oslo considerou Anders Breivik responsável pelo massacre de 77 pessoas, condenando-o a 21 anos de prisão.

A pena poderá ser prorrogada por tempo indeterminado enquanto o detido for considerado uma ameaça para a sociedade.

- Publicidade -

Os cinco juízes do tribunal de primeira instância de Oslo anunciaram a sua decisão da responsabilização do extremista de direita pelos seus actos, deixando de lado a hipótese de o considerarem inimputável, o que levaria a que fosse internado numa instituição psiquiátrica em lugar da condenação a prisão.

Durante o julgamento, que durou 10 semanas e foi concluído a 22 de junho, a culpabilidade do extremista de direita nunca foi a questão central, mas sim o estado da sua saúde mental.

Breivik foi o autor de um atentado à bomba contra a sede do Governo norueguês e de um ataque a tiro na ilha de Utoya, perto de Oslo, a 22 de julho do ano passado.

Os dois ataques causaram 77 mortos, na maioria jovens que participavam num acampamento da Juventude Trabalhista, na ilha de Utoya.

Breivik não deverá recorrer

Breivik sempre reconheceu a autoria dos ataques, mas nunca se declarou culpado.

Até à data, Breivik foi submetido a duas avaliações psiquiátricas oficiais. Na primeira, realizada em novembro de 2011, o extremista foi considerado psicótico e inimputável. Em abril deste ano, uma nova avaliação concluiu que Breivik não sofria de psicose e era criminalmente responsável.

O advogado de Anders Behring Breivik, Geir Lippestad, disse na quinta-feira que o extremista não irá recorrer da decisão do tribunal se for declarado criminalmente responsável e condenado a uma pena de prisão.

Alexandre Costa (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.