Angela Merkel quer eliminar energia nuclear da Alemanha

ouvir notícia

A chanceler alemã Angela Merkel anunciou esta quarta-feira que deseja eliminar o mais rápido possível a energia nuclear da Alemanha, confirmando a mudança de posição depois da catástrofe japonesa.

“Quanto antes sairmos da energia nuclear, melhor”, declarou numa conferência em Frankfurt, apesar de há alguns meses o seu governo ter decidido prolongar a vida útil das centrais do país para descontentamento da opinião pública alemã, tradicionalmente contrária à energia nuclear.

Apesar disso, não anunciou um calendário preciso. “A saída deverá ser feita com prudência” e o debate deverá ser realizado com “bases racionais”, acrescentou.

- Publicidade -

“Discutir racionalmente significa que não serve de nada fechar as centrais nucleares se for para importar energia atómica de nossos vizinhos”, disse, referindo-de sobretudo à França.

A crise nuclear de Fukushima, no Japão, “é um acontecimento que marca o mundo e que vai mudá-lo. É por isso que penso que é justo ter um tempo de reflexão” e ver quais são as “lições” que podem ser aprendidas com um evento deste tipo, disse.

Merkel ressaltou que “é urgente desenvolver o abastecimento energético do futuro”, considerando que o fim da era nuclear na Alemanha só chegará quando os preços da energia elétrica procedente das energias renováveis forem “abordáveis” e quando a infraestrutura for suficiente.

Apesar da precaução, a saída de Merkel dificilmente será aceita pelas quatro gigantes da energia alemã EON, RWE, EnBW e Vattenfall que operam as centrais nucleares.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.