Antiga cadeia de Lagos recebe Dia Aberto do Laboratório de Artes Criativas

O LAC é financiado pela Direção-Geral das Artes

ouvir notícia

O Laboratório de Artes Criativas (LAC) vai abrir portas para mostrar projetos desenvolvidos nas residências artísticas realizadas na antiga cadeia de Lagos durante a iniciativa Dia Aberto, que se realiza na sexta-feira e no sábado, indicou a associação cultural.

A iniciativa destina-se a informar a comunidade de “toda a dinâmica da associação cultural LAC, incluindo o trabalho desenvolvido pelos artistas em residência, distribuídos pelos 20 projetos, e por convidados, nas várias disciplinas das artes visuais (pintura, escultura, cerâmica, novos média) e artes performativas (música e artes de rua)”, referiu a promotora cultural num comunicado.

Entre as iniciativas em que o público pode participar estão visitas ao “ateliê de trabalho de cada artista e projeto que desenvolve” e a exposições, mas o programa conta também com “concertos, ‘workshops’, projeção de documentários e performances”, destacou a mesma fonte, considerando que os dois dias da iniciativa vão contar com uma “programação eclética”.

- Publicidade -

O LAC é financiado pela Direção-Geral das Artes (DGArtes), pelo programa operacional CRESC Algarve 2020 e pelo Município de Lagos e, na sua “atividade continuada ao longo do ano”, promove residências artísticas na antiga cadeia de Lagos, mas também organiza concertos, exposições, conferências “nos domínios da Criação” e faz formação de públicos com ‘workshops’ destinados ao público e a escolas, observou a estrutura cultural.

O dia aberto é uma iniciativa que o LAC classifica como um “evento de referência”, com acesso gratuito, destinado a mostrar “às várias faixas etárias” a sua “dinâmica, bem como os trabalhos dos artistas em residência”.

A inauguração do Dia Aberto realiza-se às 18:00 de sexta-feira, e coincide com a da “Exposição coletiva ‘PRALAC’, dos Artistas Visuais @mad_fildz, A. Pedro Correia, Ester Andrés, Nélia Duarte, Nuno Murta, Paula Gonçalves, Patrícia Leal, Raymond Dumas, Ricardo Cruzes, Ricardo Lopes, Rita Pereira, Rui Vargas, Sofia Fortunato e Xana”, segundo o LAC.

Entre as 18:30 e as 19:30, será feita uma “visita guiada aos ateliês de artistas visuais e músicos”. Entre as 19:00 e as 20:00, decorre o ‘workshop’ de desenho orientado por Mara Taquelim (Drop in), enquanto das 19:00 às 20:00 e das 20:30 às 21:30, serão feitas “sessões de 30 minutos” do Teatro de Marionetas “A Viagem”, por Mãozorra.

O programa do primeiro dia inclui ainda, das 20:00 às 21:00, a projeção do documentário “Viver do quê?”, de Patrícia Leal e Vera Abreu, e concertos de Comodoro Amigo, M-Pex, Staccato Limão, Plasticine e Lollirockers, acrescentou o LAC.

No sábado, das 18:30 às 20:00, será feita uma apresentação de Rock n’Bingo, dinamizado por Lollirockers e, entre as 19:00 e as 20:00, realiza-se o ‘workshop’ de monotipia orientado pelo Serviço Educativo do LAC (Drop in), referiu ainda o LAC.

A iniciativa conclui com concertos de Cursed Disciples, Apocalypse Conspiracy (convidados), VIL, Prayers Of Sanity, Hochiminh e Les Rockeurs DJ Set, completou o Laboratório de Artes Criativas de Lagos.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.