António Branco fala em Loulé sobre a história do teatro

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O reitor da Universidade do Algarve, António Branco, é o próximo convidado do ciclo de conferências “Mestres e Discípulos nas Artes, nas Ciências, nas Humanidades”, numa sessão que decorre este sábado, às 11h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé, com o tema “Mestres e Discípulos no Teatro”.

A História do Teatro, sobretudo a partir do final do século XIX, está repleta de exemplos de grandes atores e encenadores que, nos seus testemunhos públicos, referem com grande devoção o papel que o “Mestre” teve na sua formação e nas escolhas (artísticas e filosóficas) mais determinantes para o caminho que, a partir daí, passaram a percorrer.

Em muitos desses testemunhos, o “Mestre” aparece como uma figura de tal modo poderosa na vida do discípulo que é capaz de provocar nele uma epifania de efeito duradouro, transformando totalmente a vida desse artista a partir do momento em que se dá o encontro. Por isso, esse encontro assume frequentemente, nas palavras que os discípulos usam para o descrever, uma natureza transcendente, criando neles a necessidade de passar a outros o legado recebido do “Mestre”.

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Em consequência dessa urgência, alguns desses discípulos transformam-se mais tarde em mestres de outros discípulos, criando-se assim uma sequência de indivíduos historicamente identificáveis que, conjuntamente, formam aquilo a que o conferencista chama uma “linhagem”.

António Branco apresentará alguns exemplos concretos desse fenómeno e analisá-los-á com base em critérios históricos, antropológicos, semióticos e artísticos, procurando definir alguns padrões comuns a muitas dessas linhagens historicamente identificáveis na história do teatro do século XX.

A conferência tem entrada livre.

Refira-se que “Mestres e Discípulos nas Artes, nas Ciências, nas Humanidades” é o título do ciclo de conferências que se realiza no âmbito do Mestrado em Comunicação, Cultura e Artes da Universidade do Algarve, em parceria com o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) e com a Câmara Municipal de Loulé.

Tem como objetivo lançar a reflexão sobre o modo como se opera a transmissão do conhecimento através da definição e sedimentação de linhagens em distintas áreas do saber representadas no ciclo (mesmo naquelas cuja metodologia não é, aparentemente, tangencial).

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