Apenas 40% dos turistas escolhem alojamento classificado

ouvir notícia

Seis em cada dez turistas que visitam o concelho de Portimão optam por alojamentos não classificados. Ao todo, o município regista oficialmente 1,8 milhões de dormidas por ano, quando os verdadeiros números apontam para 4,2 milhões, ou seja, mais do dobro.

O presidente da Câmara de Portimão revelou na semana passada, durante a cerimónia de escritura pública da Associação de Turismo de Portimão, que apenas 43,4 por cento dos turistas que visitam o município optam por alojamentos classificados.

“Portimão atingiu em 2008 um total de 1,8 milhões de dormidas em estabelecimentos hoteleiros classificados, aproximadamente 13 por cento do total do Algarve, uma dimensão que se tem mantido relativamente constante”, destacou.

- Publicidade -

Porém, o autarca referiu-se ao Plano Estratégico de Marketing Territorial de Portimão para explicar que, “considerando os turistas que optam por ficar alojados em alojamento não classificado, seja próprio ou de amigos e familiares, o volume total de dormidas deverá mais do que duplicar”.

Assim sendo, Manuel da Luz adianta que as 1,8 milhões de dormidas classificadas oficialmente poderiam atingir anualmente os 4,2 milhões.

“Esta dimensão global, classificado e não classificado, corresponderá a um número total de hóspedes (turistas com alojamento) de cerca de 870 mil turistas anuais”, revelou Manuel da Luz, frisando que este número representa “cerca de 19 vezes a população residente do concelho”.

Perfil do turista

O presidente da câmara de Portimão realçou ainda que o plano estratégico já permitiu identificar o perfil do turista que visita o município. “São jovens ou famílias, em maioria portugueses, que viajam em grupo”, disse, destacando ainda a presença de muitos espanhóis (9,4 por cento).

“Por esta razão, a introdução de portagens seria bastante penalizadora para o nosso município”, comentou o autarca.

Outro dado interessante revelado neste plano, elaborado pela Universidade do Algarve, é o facto de 41,7 por cento dos turistas terem visitado Portimão pela primeira vez, a maioria cidadãos estrangeiros.

O inquérito permitiu ainda apurar que cada turista gasta em média 106 euros por dia no concelho de Portimão, 31,6 por cento dos quais em alimentação e bebidas.

NC/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.