ALGARVE

Aplicação de telemóvel com “realidade aumentada” promove o concelho de Silves

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A Câmara Municipal de Silves apresentou esta sexta-feira (7 de fevereiro), na Quinta de Santo Estêvão, a aplicação “Rota da Laranja” para smartphones e tablets, que vai promover o concelho e “contar histórias da laranja, da serra ao mar”, anunciou a presidente da autarquia, Rosa Palma.

A recém criada aplicação foi apresentada hoje (sexta-feira, dia 7) pelo município aos jornalistas e entidades convidadas naquela quinta do concelho de Silves, por entre pomares de citrinos, numa altura em que falta uma semana para a IV Mostra da Laranja, que decorrerá na sede daquele concelho.

Esta nova aplicação, já disponível para download gratuito, tem como objetivo a divulgação do património histórico, adegas, gastronomia, alojamento local, experiências de apanha de laranja, visitas a pomares e instalações de embalamento. O mesmo instrumento informático possibilita a interação com o utilizador através de “realidade aumentada” (tipo Pokémon Go) e a visualização de fotografias em 360 graus.

A inovação tecnológica permite criar percursos personalizáveis para cada utilizador, segundo a sua disponibilidade, e oferece uma oportunidade única de “conversar” com personalidades históricas do concelho num contexto de “realidade aumentada”. É o caso, por exemplo, do educador João de Deus, com quem podemos dialogar à porta da casa em que viveu, em São Bartolomeu de Messines, entretanto transformada em museu.

Ativada através de QR code, georreferenciação ou de mobiliário específico, a “realidade aumentada” é uma das grandes atrações desta aplicação, estando já disponíveis oito pontos “jogáveis” em localidades diferentes do concelho.

A “Rota da Laranja” dá destaque ao citrino, que possibilita aos seus utilizadores vivenciar a experiência de apanhar laranjas, fazer o seu próprio sumo, plantar laranjeiras e ainda assistir ao seu embalamento, sempre ao redor dos produtores locais e genuínos.

Segundo a presidente da Câmara Municipal de Silves, este projeto é uma “ferramenta de ajuda ao concelho” direcionada “não só para quem o visita mas também para quem nele reside”. Além de promover os produtos locais, a iniciativa tem como objetivos principais atrair turistas para aquele concelho e atenuar a sazonalidade.

A aplicação complementa a marca “Silves Capital da Laranja” e os eventos “Mostra Silves Capital da Laranja”, que decorre nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro e o “Fim de Semana com Sabor a Laranja”, que vai ter lugar entre os dias 15 e 17 do mesmo mês.

O município de Silves apresentou também o novo guia turístico digital, disponível no website da autarquia (www.cm-silves.pt), onde os utilizadores poderão escolher as datas num calendário que posteriormente se transforma num roteiro com todas as possibilidades de alojamento local, restauração ou eventos, com a possibilidade de editar as preferências ao gosto de cada visitante.

O concelho de Silves detém cerca de 60% da produção de citrinos na região do Algarve e 40% a nível nacional.

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