Apoio aos clubes louletanos sobe para mais de 1,5 milhões de euros

Este ano a verba concedida pelo município aos clubes é de 1.535.365,91 euros, contemplando 50 entidades e 4498 atletas praticantes de 53 modalidades

ouvir notícia

Mais entidades, mais atletas, mais modalidades apoiadas e consequentemente um aumento do valor atribuído são as notas dominantes de mais uma edição do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Desportivo de Loulé.

Os contratos-programa entre o município e as associações foram celebrados na passada semana, dando cumprimento às regras definidas para a atribuição “clara e rigorosa” de apoio ao movimento associativo. Através desta iniciativa pretende-se contribuir “para a promoção e dinamização da prática da atividade física, do desporto e de um estilo de vida saudável junto da comunidade louletana”, refere a autarquia em comunicado.

Este instrumento tem o objetivo de tornar o setor associativo desportivo “mais sustentável e moderno”, aumentando ainda a qualidade e diversidade da oferta desportiva. Por outro lado, constitui um veículo para estimular também a participação da população, sobretudo os segmentos com menores níveis de prática, assegurando ainda uma melhoria significativa na seleção e formação dos vários agentes desportivos.

- Publicidade -

Os apoios concedidos centram-se em três eixos. No que respeita ao apoio à promoção do desporto e atividade física, a dotação financeira é de 890.271,77 euros, verba destinada ao apoio a atividades desportivas federadas, não federadas e que inclusão ativa estimulem a criação de projetos de responsabilidade social que promovam a prática regular de atividade física e desportiva junto das pessoas portadoras de deficiência – desporto adaptado.

Outro dos eixos diz respeito aos apoios à realização de projetos, à organização de eventos e à participação de atletas e clubes em competições internacionais. Neste campo, a autarquia disponibiliza uma verba de quase 488.737,75 euros. Relativamente à modernização e autonomia associativa, o valor dotado é de 156.356,39 euros.

Durante a sessão de assinatura dos contratos-programa foram anunciados alguns dados estatísticos sobre o panorama desportivo no concelho de Loulé. Acompanhando a tendência que se tem verificado ao longo dos últimos anos, entre as modalidades mais praticadas neste território destaca-se o futebol, entre o setor masculino, e a ginástica, no feminino. Equitação, karaté, ténis, voleibol, basquetebol, BTT ou râguebi são outros dos desportos com mais atletas.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.