Assad diz que entrega armas químicas graças à Rússia

ouvir notícia

.

O presidente sírio declarou, numa entrevista ao canal estatal russo, que entregará as armas químicas dentro de um mês, se os Estados Unidos cancelarem o ataque.

A Síria decidiu ceder o controle do seu arsenal de armas químicas à comunidade internacional devido à proposta russa e não por causa da ameaça da intervenção militar norte-americana, segundo afirmou o Presidente Bashar al-Assad numa entrevista hoje transmitida pelo canal estatal russo Rossiya 24.

“A Síria está a colocar as suas armas químicas sob controle internacional por causa da Rússia. As ameaças dos Estados Unidos não influenciaram a decisão”, declarou o Presidente sírio.

- Publicidade -

Segundo a proposta russa, a Síria começará por aderir à Organização pela Proibição de Armas Químicas, fornecendo todas as informações sobre as suas armas químicas, aceitando que os inspectores da entidade tenham acesso ao arsenal.

Posteriormente, o regime sírio decidirá conjuntamente com a organização onde e quando o arsenal será destruído.

Kerry e Lavrov reúnem-se na Suíça

A Síria compromete-se a entregar a informação dentro de um mês, mas apenas se os Estados Unidos cancelarem o ataque ao país.

“Terroristas estão a tentar provocar um ataque norte-americano contra a Síria”, afirmou Assad, acrescentando que as forças da oposição obtêm as armas químicas do estrangeiro.

O regime sírio tem alegado que o ataque com armas químicas, de 21 de agosto nos subúrbios de Damasco, foi na realidade perpetrado pelas forças da oposição.

As declarações surgem na altura em que o secretário de Estado norte-americano, John Kerry e o seu homólogo russo, Sergei Lavrov se preparam para iniciar conversações em Genebra, Suíça, sobre o modo como as Nações Unidas poderão assegurar a destruição das armas químicas do regime sírio.

Alexandre Costa (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.