Atletismo: Vem aí mais um Cross das Amendoeiras

ouvir notícia

.

A 37.ª edição do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor vai realizar-se no próximo domingo, dia 2 de fevereiro, na Pista das Açoteias (Albufeira). Este ano, a prova inclui a 51.ª edição da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Cross, que irá juntar mais de 500 atletas de 24 países.

Mas as competições não ficam por aqui. Antes da disputa do Cross e da Taça dos Clubes Campeões Europeus, haverá ainda uma prova regional que contará com mais de meio milhar de participantes só do Algarve. O 12.º Corta Mato das Areias de São João tem início às 9h10, com os escalões benjamim, infantil, iniciado e absoluto.

Atualmente, o Cross representa bem mais que uma simples prova de corta mato. Inclui, também, o Desporto Escolar, Desporto para Deficientes e Desporto de Formação, que reúnem perto de 2000 participantes em representação de 80 por cento das escolas algarvias.

- Publicidade -

Este ano, o Corta Mato Regional do Desporto Escolar terá lugar no dia 7 de fevereiro, entre as 8h00 e as 17h30, na Pista de Cross das Açoteias. Nesta competição serão apurados os alunos e as escolas, dos escalões de iniciados e juvenis, de ambos os sexos, que irão representar a Direção Regional de Educação do Algarve no Corta Mato Nacional.

No total, o programa do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor irá envolver cerca de 3000 atletas de várias idades e nacionalidades, entre o desporto federado, escolar e adaptado.

Recorde-se que ao longo de 37 edições, o Cross atingiu um estatuto único na história do atletismo em Portugal. Por aqui passaram todos os corredores da “geração de ouro” do atletismo português e correram os grandes valores mundiais do corta mato.

A prova nasceu das excelentes condições meteorológicas e da qualidade dos espaços existentes no Algarve para a prática desportiva. A sua denominação derivou de um dos cartazes mais conhecidos do Algarve – a floração das amendoeiras, também conhecida por “neve vegetal”.

De janeiro a fins de fevereiro, diversas zonas do Algarve ficam cobertas em tons de branco e rosa, uma das grandes riquezas agrícolas do sul de Portugal. Ano após ano, este tem sido o cenário de um evento que continua a atrair milhares de espetadores.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.