Atribuição de Bolsas de Excelência da UAlg bate recorde

As bolsas foram entregues aos estudantes colocados com a melhor classificação no respetivo curso

ouvir notícia

A 11.ª edição das Bolsas de Excelência da Universidade do Algarve (UAlg), atingiu este ano o recorde de 95 estudantes, numa cerimónia que decorreu na quarta-feira, dia 15 de fevereiro, no Grande Auditório Caixa Geral de Depósitos do Campus de Gambelas, anunciou a instituição de ensino.

As bolsas foram entregues aos estudantes colocados com a melhor classificação no respetivo curso, que ingressaram com uma nota de candidatura igual ou superior a 15 valores.

A seleção automática foi feita aos alunos que ingressaram através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, em primeira opção, com nota de candidatura igual ou superior a 17 valores.

- Publicidade -

A sessão pública contou com a participação do presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Paulo Macedo, do reitor da UAlg, Paulo Águas, do presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo e da vereadora Conceição Pires.

Esta edição contou com a participação de 54 empresas.

Desde o início, no ano letivo 2012/13, a iniciativa já premiou 550 estudantes, totalizando um apoio de mais de 470 mil euros.

As bolsas vão pagar integralmente a propina do 1.º ano de licenciatura e/ou mestrado integrado, fixada em 697 euros.

Com o apoio da Caixa Geral de Depósitos foram atribuídas 15 Bolsas de Excelência no valor global de 10.455 euros.

O presidente da Comissão Executiva da CGD garantiu que “daqui por uns anos quando o vosso currículo começar a ter várias páginas – depois passará para muitas páginas – já poderão escrever, com orgulho, alma mater: Universidade do Algarve”.

Sobre a colaboração da CGD com a UAlg disse que “este envolvimento de uma instituição como a nossa – um banco – com uma instituição como a vossa – uma Universidade – é-nos essencial”.

Na perspetiva de Paulo Macedo, as bolsas de excelência representam “a justiça e o mérito de quem lutou por um objetivo e não só o conseguiu, mas também se superou, atingindo a excelência”.

“Uma universidade com espírito nacional, a que se soma o ambiente internacional que aqui se respira. São cerca de 2000 alunos, de 80 nacionalidades. Umas Nações Unidas em ambiente jovem, à beira da Ria Formosa”, acrescentou sobre a UAlg.

Na sua opinião, os homenageados “personificam o mérito, o esforço e a resiliência, de uma geração que reconhece que a educação e o conhecimento são o seu valor e futuro”. Por detrás deles, conclui, “estão as famílias, estão os amigos e os professores. E está esta nossa Universidade do Algarve, que dá corpo e solidez a todo este esforço”.

João Ricardo foi um dos estudantes contemplados e com 19,16 valores escolheu Gestão de Empresas, em primeira opção, na Faculdade de Economia da UAlg.

“A atribuição das bolsas de excelência, pela Universidade do Algarve, além de representar a mais calorosa receção aos novos alunos, é reflexo do prestígio, da honra e dos valores desta casa”.

Para o novo estudante da UAlg, “premiar o mérito e a excelência figura com uma das mais nobres qualidades humanas, assente na capacidade de reconhecer o esforço intransigente, o trabalho honesto e a concretização de um objetivo”.

Convicto de que “só assim, somos capazes de construir gerações empenhadas, com vontade de procurarem o sucesso”, refere que“não haverá maior porta de entrada para uma geração faminta de conhecimento do que esta valorização por parte daquela que será a sua casa por pelo menos três anos”.

Em relação à escolha da universidade, João Ricardo, considera que a UAlg “faculta um ensino de qualidade e um espaço de excelentes práticas científicas e pedagógicas”.

“Oferece-nos uma excelente qualidade de vida, um tempo maravilhoso, oferece-nos um paraíso. Parece-me a conjugação perfeita de motivos para justificar a escolha desta Universidade.”

O reitor Paulo Águas agradeceu às empresas, que desde a primeira edição apoiaram este projeto: “É um sinal que acreditam nos jovens, que acreditam no futuro.”

“Vivemos numa sociedade do conhecimento. Só através do conhecimento conseguiremos construir uma sociedade mais justa, mais inclusiva, mais solidária. É também o conhecimento que nos possibilitará o aumento dos níveis de bem-estar, individuais e coletivos, respeitando o planeta”, acrescenta, apelando à participação ativa na vida académica.

Paulo Águas centrou-se ainda na importância da UAlg contribuir para o cimentar de um conjunto de princípios que deverão acompanhar os estudantes ao longo das suas vidas: “Integridade, Solidariedade, Humanismo, Busca pela Excelência, Sentido Crítico, Inconformismo”.

Na mesma cerimónia decorreu ainda a inauguração oficial do novo naming atribuído ao Grande Auditório Caixa Geral de Depósitos.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.