Autarcas algarvios apanham susto em Marraquexe. “Grande ruído e estrondo que durou 15 a 20 segundos”

Vítor Aleixo, José Carlos Rolo e Rosa Palma estavam em Marrocos quando aconteceu o sismo

ouvir notícia

Os presidentes das autarquias de Albufeira, Loulé e Silves, que se encontram numa deslocação de trabalho em Marraquexe, dormiram ao relento na noite de sexta para sábado (8 para 9 de setembro) devido ao terramoto que atingiu Marrocos na sexta-feira à noite.

“Estávamos a beber água no jardim exterior do hotel e apanhei um susto enorme com a violência e o ruído produzido pelo sismo. Senti a terra a abanar durante cerca de meio minuto. Afastei-me de qualquer coisa que pudesse cair em cima e esperei”, disse na manhã seguinte à tragédia o presidente da Câmara Municipal de Loulé.

Vítor Aleixo estava a conversar com os presidentes dos concelhos de Albufeira, José Carlos Rolo, e de Silves, Rosa Palma, quando sentiram os efeitos do sismo que atingiu a magnitude 7,0 na escala de Richter e ocorreu na localidade de Ighil, situada a cerca de 80 quilómetros a sudoeste de Marraquexe às 23h11, a uma profundidade de oito quilómetros.

- Publicidade -

“Tínhamos acabado de jantar e estávamos reunidos informalmente no exterior do hotel quando surge um grande ruído e estrondo que durou 15 a 20 segundos”, detalhou por seu lado o autarca de Albufeira.

De acordo com os relatos dos dois autarcas, os hóspedes do hotel foram autorizados a ir aos quartos durante alguns minutos e regressaram aos jardins exteriores para dormir.

Vítor Aleixo afirmou que tentou dormir sentado numa cadeira com as pernas estendidas em cima de uma outra cadeira, ao mesmo tempo que receava a ocorrência de réplicas do sismo inicial.

“Os que conseguiram uma espreguiçadeira dormiram de certeza melhor”, comentou o autarca.

Por seu lado, José Carlos Rolo ficou sentado numa cadeira, tendo afirmado que não conseguiu dormir durante toda a noite com o ruído das ambulâncias a passarem na rua.

Os autarcas referiram que o hotel “talvez tenha algumas fissuras nas paredes, mas o edifício não parece ter sido atingido”, ao contrário do que aconteceu na parte histórica e central de Marraquexe, por onde ainda não tinham passado.

Regresso antecipado

Os responsáveis municipais, que estavam acompanhados por três técnicos dos respetivos municípios, anteciparam o seu regresso ao Algarve que estava inicialmente previsto para terça-feira, dia 12.

José Carlos Rolo e Rosa Palma, estiveram entre os 102 cidadãos portugueses que a Força Aérea retirou de Marrocos. Já os representantes da autarquia de Loulé, incluindo Vítor Aleixo, regressaram no domingo, dia 10, graças ao reforço operado pela TAP, que duplicou os lugares nos voos para Casablanca e Marraquexe.

Os participantes na 10.ª Conferência Internacional sobre Geoparques Globais da UNESCO viram assim o programa previsto inicialmente ser cancelado.

Autarcas promoviam Geoparque Algarvensis

Esta conferência realiza-se a cada dois anos e reúne pessoas de todo o mundo para partilharem as últimas descobertas e experiências numa ampla variedade de tópicos, incluindo geologia, turismo sustentável, educação ou gestão participativa para o desenvolvimento sustentável.

Os três autarcas estavam em Marraquexe a promover o projeto de criação de Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira a Geoparque Mundial da UNESCO.

O último balanço do terramoto que atingiu Marrocos na sexta-feira à noite, dia 8, subiu para 2.122 mortos e 2.421 feridos, dos quais 1.404 graves, anunciou o Ministério do Interior marroquino.

O abalo no centro de Marrocos causou danos materiais em várias cidades, de acordo com imagens divulgadas nas redes sociais.

Além de Marraquexe ou Agadir, o abalo fez-se sentir em Rabat, Casablanca ou Essaouira, causando pânico na população, com muitas pessoas saíram às ruas dessas cidades, por temerem o desabamento das suas casas, segundo imagens divulgadas nas redes sociais.

Abalo sentido na região

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Castro Marim, Faro, Loulé, Portimão, Vila Real de Santo António, Cascais, Lisboa, Torres Vedras, Vila Franca de Xira (Lisboa), Almada, Setúbal e Sines (Setúbal)”.

“Foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Coimbra (Coimbra), Albufeira, Olhão, Silves (Faro), Alenquer, Loures, Mafra, Oeiras, Sintra, Amadora, Odivelas (Lisboa), Santo Tirso, Vila Nova de Gaia (Porto), Santiago do Cacém, Seixal e Sesimbra (Setúbal), referiu o IPMA.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.