Autarquia de Loulé entrega chaves de cinco novas habitações em Salir

ouvir notícia

O presidente da Câmara Municipal de Loulé entregou na quarta-feira, 27 de dezembro, as chaves de cinco novas habitações em Salir aos seus moradores. São cinco famílias que vão beneficiar das respostas integradas na Estratégia Local de Habitação 2019-30 do município, indicou a autarquia.

Localizados em frente do Centro Comunitário de Salir, no centro da vila, estes fogos compostos por dois T2 e três T3 foram entregues na modalidade de arrendamento acessível. No decorrer de 2023 foi lançado um concurso para acesso a estas habitações, tendo sido escolhidos os beneficiários de acordo com os critérios de elegibilidade estipulados no regulamento municipal.

Esta obra significou um investimento de cerca de 630 mil euros, com financiamento do PRR.

- Publicidade -

“É uma enorme alegria e um momento muito feliz para os contemplados, naturalmente, mas também para esta Autarquia. É um sinal claro que a nossa política para a habitação começa a dar frutos palpáveis e assim continuará nos próximos tempos, pois temos várias obras em curso e diversos projetos em desenvolvimento, de forma a satisfazermos o quanto antes o que consideramos ser um direito fundamental dos nossos cidadãos”, frisou o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo.

A autarquia recorda que desde 2015 já foram realojadas perto de 48 famílias do concelho de Loulé ao abrigo da Estratégia Local de Habitação (ELH). A meta é encontrar, até 2030, “1400 soluções de habitação para quem mais precisa”.

Neste dia, a ministra da Habitação, Marina Gonçalves, esteve no concelho de Loulé para uma reunião com os responsáveis municipais onde foi feito o balanço do trabalho que está a ser realizado, nomeadamente através dos fundos do PRR e do programa 1º Direito. A ministra visitou o Bairro Municipal de Loulé “Frederico Ulrich”, onde decorre a primeira fase da ampliação e reabilitação de 18 moradias. Trata-se de uma obra integrada na Estratégia Local de Habitação 2019-2030 do município de Loulé e que contará com um investimento que ronda os três milhões de euros (2,603.679,03€ financiados pelo PRR e 332,345,51€ pela autarquia).

Não muito longe do Bairro, junto à Mina de Sal-Gema, Marina Gonçalves teve a oportunidade de ver a mais emblemática obra desta Estratégia Local de Habitação, a Urbanização Clona. A empreitada está em curso há vários meses, tendo sido lançada pela própria governante, em junho.

Neste momento estão em construção 64 fogos (34 destinam-se ao arrendamento acessível e os restantes ao arrendamento apoiado), mas o projeto prevê um total de 128 fogos que irão dar habitação não só à população com maior carência financeira, mas também à classe média, como jovens profissionais ou profissionais deslocados na região.

O valor total da obra é de 11,2 milhões de euros, com um cofinanciamento de 4,2 milhões de euros do PRR.

Neste périplo pelo território louletano, a governante passou ainda por Salir onde, para além das cinco habitações já entregues a famílias, encontram-se mais 12 fogos em construção naquela vila do interior algarvio.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.