Autoridades alertam para agravamento das condições meteorológicas

ouvir notícia

A previsão do vento e do estado do mar aponta para um agravamento das condições meteorológicas e de agitação marítima para as costas ocidental e sul de Portugal continental, entre as 00h00 de amanhã, dia 16 de janeiro, e as 12h00 de quinta-feira, dia 18 de janeiro, avançou a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha.

“A agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente de Sudoeste, com uma altura significativa que poderá atingir os cinco metros e uma altura máxima de nove metros, com período médio entre os nove e os 12 segundos. O vento poderá registar uma intensidade média até a 75km/h e rajadas até a 135km/h, provenientes do quadrante Sudoeste”, informa a AMN.

Assim, em comunicado, a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional recomendam a toda a comunidade marítima e à população em geral “um estado de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras” e alertam que os cuidados devem ser “redobrados”, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando no mar ou em zonas costeiras.

- Publicidade -

Para além disso, recomendam reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas; evitar passeios junto ao mar, de onde se destacam os molhes de proteção dos portos; evitar passeios junto à orla costeira, nas arribas e nas praias, bem como a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima.

Desaconselha-se, ainda, a pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.