BCP aumenta capital em €259,8 milhões

ouvir notícia

Na terceira e última fase do aumento de capital, a procura foi 1,64 vezes superior à oferta, anunciou ontem o presidente Carlos Santos Ferreira.

A terceira fase do aumento de capital do BCP teve uma procura 1,64 vezes superior à oferta, uma vez que estavam disponíveis cerca de 721 milhões de ações e houve uma procura de 1.184 milhões de ações.

O anúncio foi feito hoje pelo presidente da instituição, Carlos Santos Ferreira, numa sessão em Lisboa para apresentar os resultados globais da operação. O responsável destacou que “das ações oferecidas [nesta terceira fase de aumento de capital] foram subscritas 97,1 por cento”.

- Publicidade -

“As ações pedidas para rateio foram muito superiores aos cerca de dois por cento remanescentes. A procura total das ações foi 1,6 vezes superior ao número de ações oferecidas”, disse o presidente do banco.

O administrador financeiro do BCP António Ramalho especificou depois que passaram para a fase de rateio cerca de 20 milhões de ações e houve procura para mais de 480 milhões de ações, o que significa uma procura 23 vezes superior à oferta.

“Esta foi uma operação feita num período económico, nacional e internacional, extremamente complexo e complicado, no meio de uma situação conhecida com a assinatura de um resgate internacional, e que o BCP levou a cabo por si, com os seus meios”, destacou Carlos Santos Ferreira.

Quase 722 milhões de novas ações

A última fase do aumento de capital, reservada a acionistas, arrancou a 27 de maio, com a emissão de quase 722 milhões de novas ações a 0,36 euros cada, num valor global próximo dos 260 milhões de euros.

A segunda fase do aumento de capital do banco, referente à troca de dívida perpétua por ações, resultou num encaixe superior a 990 milhões de euros.

Na primeira fase do aumento de capital, a instituição liderada por Santos Ferreira incorporou no capital do banco reservas no valor de 120,4 milhões de euros.

Nesta terceira e última fase do aumento de capital, o banco aumentou o capital em 259,8 milhões de euros (os 250 milhões de euros previstos mais o remanescente para os mil milhões de euros que não foi subscrito na segunda fase do processo).

No total, o BCP reforçará o seu capital em 1,37 mil milhões de euros, para 6,064 mil milhões de euros.

Um comunicado do BCP refere que o banco prevê que a admissão a negociação das novas ações venha a ocorrer “em 20 de junho ou em data aproximada”.

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.