“Biblioteca de Cordas e Nós”, marca estreia no centenário de Portimão

ouvir notícia

No âmbito das comemorações do primeiro Centenário da Elevação de Portimão a Cidade, a Lavrar o Mar – Cooperativa Cultural irá apresentar a “Biblioteca de Cordas e Nós”, de José Antonio Portillo, entre 23 e 31 de março, na Antiga Lota, na Zona Ribeirinha.

Este será o primeiro espetáculo da programação artística criada e apresentada pela Lavrar o Mar Cooperativa Cultural para assinalar esta importante data, com diversos momentos a decorrer até ao final do ano, numa parceria estabelecida com o município de Portimão.

A “Biblioteca de Cordas e Nós” está instalada na Antiga Lota, na Zona Ribeirinha de Portimão, e contará com quatro sessões para o público escolar do primeiro ciclo, entre 19 e 22 de março, às 10h30, estando a participação das turmas já selecionada e agendada.

- Publicidade -

O espetáculo conta com a participação artística de Matilde Real e Rita Rodrigues e produção executiva da Unnica Arts, além dos apoios do Centro de Pedagogia e Animação, do Centro Cultural de Belém e do Theater Hetpalais d’Anvers (Bélgica).

Estão ainda previstas sessões nos dias 23 e 24 de março e 28 a 31 de março, às 17h, abertas ao público geral, com duração aproximada de 60 minutos. As entradas podem ser adquiridas online em https://lavraromar.bol.pt ou, presencialmente, no Teatro Municipal de Portimão e no Museu de Portimão.

Esta será uma oportunidade para tomar contacto com o projeto criado por José Antonio Portillo a partir de um trabalho escolar e comunitário, agora apresentado em Portimão após ter percorrido diversos pontos da Europa nas últimas duas décadas.

O objetivo do autor, com esta instalação-espetáculo, é dar relevância à importância de escutar o silêncio, de ver, tocar, refletir e experimentar. A biblioteca móvel é uma estrutura circular de madeira que guarda diversos manuscritos, textos nunca publicados, partituras, desenhos e muitos outros objetos, como, por exemplo, cilindros cheios de mensagens feitas de cordas e nós.

Muitos dos pormenores desta programação de intervenção cultural do Centenário de Elevação de Portimão a Cidade a cargo da Lavrar o Mar Cooperativa Cultural, prevista até final de 2024, vão ser apresentados numa conferência de imprensa agendada para o dia 26 de março, às 17h, precisamente na “Biblioteca de Cordas e Nós”, junto à Antiga Lota, na Zona Ribeirinha da cidade.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.