Bin Laden pagou suborno para esconder-se no Paquistão

ouvir notícia

.

O ex-líder da Al-Qaida ofereceu dinheiro para construir um esconderijo em Abbottabad, no norte do país.

Usama Bin Laden subornou um funcionário dos registos paquistaneses para construir o complexo de Abbottabad, no norte do Paquistão, onde viveu os últimos anos de vida, noticiou o jornal paquistanês “The News”.

Bin Laden pagou 50.000 rupias (cerca de 388 euros) ao funcionário e tomou nota do suborno numa agenda, recuperada após a sua morte, segundo uma fonte oficial citada pelo jornal sob condição de anonimato.

- Publicidade -

Usama Bin Laden foi morto em maio de 2011 em Abbottabad numa operação de forças especiais dos Estados Unidos.

No complexo havia “137.000 documentos” do líder da Al-Qaida, segundo a fonte. Os militares norte-americanos levaram a maior parte desse material e o restante, em que se incluía a referida agenda, foi apreendido pelas autoridades paquistanesas.

O funcionário dos registos foi interrogado pelas autoridades e afirmou que “desconhecia por completo que quem o estava a subornar era Usama Bin Laden”, segundo a fonte do”The News.”

O edifício, que as autoridades paquistanesas demoliram em fevereiro passado, tinha três pisos e era rodeado por um muro de quatro metros de altura. Das traseiras via-se a academia militar paquistanesa de Kakul.

Bin Laden viveu em Abbottabad entre 2005 e 2011, com as três mulheres e vários filhos.

(Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.