Bloco de Partos em Portimão volta a encerrar até segunda-feira

A urgência de obstetrícia vai manter-se aberta

ouvir notícia

O Bloco de Partos do Hospital de Portimão estará novamente encerrado durante este fim de semana, reabrindo às 09:00 da próxima segunda-feira, dia 04 de julho, devido à falta de pediatras. Existe a possibilidade de transferir crianças e jovens para a unidade hospitalar de Faro.

O JA tomou conhecimento, esta sexta-feira, de um novo encerramento do Bloco de Partos da Urgência Obstétrica da Unidade de Portimão, pertencente ao Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), devido à falta de pediatras.

“Devido à dificuldade em assegurar a escala de pediatria, o bloco de partos da unidade hospitalar de Portimão encontra-se encerrado até às 09:00 de segunda-feira”, indicou o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) numa nota enviada à comunicação social.

- Publicidade -

De acordo com a administração do CHUA, as urgências de Ginecologia e de Obstetrícia “continuam a ser asseguradas” na unidade de Portimão para grávidas até às 22 semanas de gestação.

No texto, o CHUA adianta que o nível 2 do Plano de Contigência “prevê esta reorganização, assegurando uma resposta assistencial coordenada” entre as duas unidades hospitalares no distrito de Faro, “garantindo, assim, a segurança dos serviços prestados a nível regional”.

Recorde-se que aquele serviço do hospital de Portimão esteve também encerrado nos dois últimos fins de semana, tendo as grávidas a partir das 22 semanas de gestação ou que necessitassem de cuidados especiais sido encaminhadas para o Hospital Distrital de Faro.

Segundo a SIC, desde o pico desta crise no serviço de obstetrícia, pelo menos 12 mulheres tiveram de fazer mais de 60 quilómetros para receber assistência médica.

Nas últimas semanas, serviços de urgência de diversas especialidades e blocos de partos de vários hospitais do país tiveram de encerrar por determinados períodos ou funcionaram com limitações, devido à dificuldade dos hospitais em completarem as escalas de serviço de médicos especialistas.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.