Breivik pode evitar prisão por ser inimputável

ouvir notícia

O norueguês Anders Behring Breivik, autor dos ataques que mataram 77 pessoas no dia 22 de julho na Noruega, poderá ser condenado a um internamento psiquiátrico perpétuo, mas não à prisão, anunciaram ontem em Oslo as autoridades norueguesas, depois de receberem um relatório psiquiátrico.

Segundo o relatório, o extremista de direita desenvolveu com o tempo uma “esquizofrenia paranóica”, um diagnóstico que, se confirmado, o levará para um internamento num estabelecimento psiquiátrico.

Hostil ao Islão e ao multiculturalismo na Europa, Behring Breivik fez explodir uma bomba perto de uma sede do governo norueguês.

- Publicidade -

Depois, vestido de polícia, atirou durante cerca de uma hora e meia contra jovens socialistas que participavam num evento na ilha de Utoya.

Os dois psiquiatras que deram os seus pareceres sobre a responsabilidade penal de Behring Breivik, Synne Serheim e Torgeir Husby, concluíram que o autor do massacre era psicótico e, portanto, penalmente irresponsável. O relatório será agora analisado por uma comissão médico-legal para assegurar que o documento atende todas as exigências profissionais.

Os dois psiquiatras redigiram o documento após 13 encontros com Behring Breivik na penitenciária de segurança máxima de Ila, perto de Oslo, onde ele está detido com caráter provisório.

O início do julgamento de Behring Breivik está previsto para 16 de abril de 2012 e deve durar 10 semanas.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

  1. Provavelmente, mais lhe valeria a morte que tal sorte, de vir a ser internado num “hospício” por insanidade mental, onde os métodos irão ser científicos e perversos na despersonalização do indivíduo.

    Do que é que o sistema tem medo? Do surgimento de um outro Hitler? Fiquem descansados que se não foi este, outro(s) estarão na calha, porque ele não é facto isolado.

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.