Cal e cor das casas de Cacela Velha explorada em oficina

Esta oficina será dinamizada pela arquiteta Marta Santos

ouvir notícia

A cal e a cor das casas de Cacela Velha, no concelho de Vila Real de Santo António, vai ser explorada através de uma oficina que vai decorrer no sábado, dia 20 de maio, anunciou a autarquia.

Esta oficina será dinamizada pela arquiteta Marta Santos e vai decorrer entre as 14:30 e as 17:30, com o objetivo de “explorar de forma educativa os processos de transformação do calcário em cal, os fornos de cal, os saberes dos mestres caleiros, as técnicas da caiação, da hidratação da cal viva e da execução das argamassas”, segundo o comunicado.

“São técnicas de revestimento de fachadas usualmente utilizadas nas alvenarias tradicionais de xisto e de taipa, em trabalhos de pintura e ornamentação, e que continuam a marcar de forma profunda a arquitetura algarvia”, acrescenta.

- Publicidade -

A oficina está integrada na iniciativa “CAIA-ME”, que pretende “contribuir para a dignificação do espaço público de Cacela Velha, revalorização dos materiais e práticas ancestrais no contexto da arquitetura tradicional e promoção de troca de práticas e conhecimentos relacionados com os usos da cal”.

As inscrições têm um custo de seis euros, são limitadas e podem ser feitas através do telefone 281 952 600 ou do e-mail [email protected].

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.