Câmara de Lisboa presta homenagem com voto de pesar a Nuno Júdice

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Lisboa prestou esta quarta-feira, dia 20, homenagem ao poeta Nuno Júdice, manifestando “profundo pesar” pela sua morte e expressando condolências aos familiares e amigos.

No voto de pesar, aprovado por unanimidade, a autarquia recorda a biografia e o percurso do poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo, crítico literário, tradutor e professor universitário.

Nascido na Mexilhoeira Grande (Portimão) em 29 de abril de 1949, Nuno Júdice morreu em Lisboa, no domingo, aos 74 anos.

- Publicidade -

Entre várias distinções, recebeu em Portugal o grau de Oficial da Ordem de Santiago e Espada e, em França, o de Officier des Arts et des Lettres.

O poeta foi, até 2015, professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, instituição onde se doutorou, em 1989, com a tese “O espaço do conto no texto medieval”.

Estreou-se na literatura em 1972, com o livro de poesia “A Noção de Poema”.

De 1997 a 2004, foi conselheiro cultural da Embaixada de Portugal em Paris, tendo assumido a direção do Instituto Camões na capital francesa.

Ao longo da carreira literária, Nuno Júdice foi distinguido com diversos prémios, entre os quais o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-americana, o Prémio Pen Clube e o Prémio D. Dinis da Casa de Mateus.

Recebeu o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, por “Meditação sobre Ruínas”, finalista do Prémio Europeu de Literatura.

O funeral do poeta realiza-se hoje, na Basílica da Estrela, em Lisboa.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.