Campanha arqueológica decorre no Cerro do Castelo de Alferce

ouvir notícia

Desde 17 de julho e até 8 de setembro, decorre mais uma campanha arqueológica no Sítio Arqueológico do Cerro do Castelo de Alferce, em Monchique, no âmbito do Projeto de Investigação Plurianual em Arqueologia intitulado “Da Pré-história Recente ao Medieval Islâmico: antigas ocupações humanas no Cerro do Castelo de Alferce”, divulgou a autarquia.

O projeto de investigação decorre desde 2020 e é promovido pelo município de Monchique, em parceria com a Universidade do Algarve, a Universidade de Évora e o Campo Arqueológico de Mértola, contando com o apoio da Junta de Freguesia de Alferce e da Associação Arqueológica do Algarve.

Face aos resultados das três campanhas arqueológicas concretizadas, pretende-se “continuar a investigar a área localizada entre os tramos de muralha oeste dos dois recintos fortificados existentes no topo do cerro, assim como a área da antiga entrada para o recinto fortificado superior (vulgarmente chamado castelo de Alferce) e, também, a designada plataforma pré-histórica”, explica a autarquia em comunicado.

- Publicidade -

Além dessas três áreas, prevê-se a realização de mais sondagens arqueológicas, nomeadamente no canto noroeste do castelo de Alferce (interior e exterior do tramo de muralha norte) e, também, junto à face interna do tramo de muralha norte do segundo recinto fortificado – estrutura defensiva enquadrável no século IX da nossa era, anterior à construção do recinto superior (século X). Paralelamente, continuar-se-á “a incidir na limpeza do terreno na área definida pelos dois recintos fortificados, mediante a remoção de pedras derrubadas que se encontram dispersas pelo solo”, prossegue a nota.

Considerando o propósito formativo inerente a este projeto de investigação, a quarta campanha arqueológica incluirá “estudantes e investigadores associados a diferentes instituições de ensino superior nacionais”, sobretudo relacionados com as áreas de arqueologia, zooarqueologia e património cultural. De realçar que, perto do término dos trabalhos de campo, será realizado mais um “dia aberto” à população, cuja data será “oportunamente divulgada”, conclui.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.