Campeonato Nacional das Profissões junta milhares de jovens em Portimão

O evento decorre no Portimão Arena até ao próximo domingo

ouvir notícia

Desde dia 7, até 12 de março, Portimão é o palco do maior evento nacional de educação e formação: o Campeonato Nacional das Profissões | SkillsPortugal Portimão 2023. As provas decorrem até 10 de março, datas em que as portas do Portimão Arena vão estar abertas ao público.

Trezentos e cinquenta jovens, altamente qualificados, estão a competir entre si, em mais de 50 profissões e provas que simulam situações reais num contexto trabalho. Entre eles, estarão 13 jovens oriundos dos centros de formação da região algarvia: Câmara do Comércio e Indústria Luso-Alemã; Centro DUAL Portimão; CEFP Faro; CEFP Barlavento; Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres (Quarteira), Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão e Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António.

Profissões ligadas ao ramo da cozinha, recepção hoteleira, contabilidade e gestão, animação/vídeo, jardinagem paisagística, estética, tecnologia, robótica são algumas em exposição viva no Portimão Arena.

- Publicidade -

Seomara Cabrita, 21 anos, estudou Estética no Centro de Emprego e Formação Profissional do Barlavento e, teve oportunidade de passar por esta experiência. Em 2022, chegou a representar Portugal no WorldSkills Competition 2022 Special Edition.

“Através da experiência percebi o significado do pormenor, da delicadeza, do conhecimento e o verdadeiro sentido de cuidar. Sinto-me bastante preparada e confiante para o mercado de trabalho, para cuidar dos meus clientes com todo o profissionalismo que adquiri nesta experiência única. Quero transmitir o meu conhecimento para outros jovens que queiram ingressar nesta área”, disse ao JA.

Numa espécie de Jogos Olímpicos das Profissões, os participantes são atletas de alta competição nas áreas profissionais que representam.

A competição é dirigida a formandos entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou frequentam um percurso de qualificação na área da educação e formação profissional. Para chegarem aqui, os concorrentes passaram por fases de pré-seleção e provas regionais e vão agora disputar, entre si, o título de campeão nacional em cada profissão.

Os participantes medalhados podem vir a representar Portugal na 8.ª edição do Campeonato da Europeu das Profissões, que decorrerá em setembro de 2023 em Gdansk, na Polónia, e na 46.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões, que terá lugar em Lyon, França, em setembro de 2024. No último Campeonato do Mundo das Profissões (Special Edition), Portugal conquistou duas medalhas de ouro, duas medalhas de prata e quatro medalhas de Excelência.

O objetivo da competição é a valorização da formação e do trabalho desenvolvido pelos profissionais em áreas estratégicas e dos mais diferentes setores de atividade e que permita o reconhecimento das profissões junto dos mais jovens e das empresas para o crescimento económico do país. Para além das provas, há seminários e debates com especialistas sobre temas relacionados com o emprego e a formação profissional.

Economia Azul em debate

Esta quinta-feira, dia 9 de março, o ciclo de seminários subordinado ao tema “As Profissões e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, centrou-se num debate sobre “As profissões da Economia Azul – Atividades e Desafios”. A sessão de abertura esteve a cargo de Ana Isabel Vieira, diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional (IEFP) do Barlavento, e de Pedro Valadas Monteiro, diretor regional de Agricultura e Pescas do Algarve. O orador especialista foi Fernando Perna (Universidade do Algarve e IMPACTUR ALGARVE), que apresentou uma breve exposição sobre o estado da arte da Economia Azul a nível regional.

O painel de convidados da mesa redonda teve como protagonistas Manuel Lopes, técnico do Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar (FOR-MAR), João Navalho, presidente da Necton – Companhia Portuguesa de Culturas Marinhas, Rui Roque, engenheiro naval e sócio-gerente da Nautiber, e Hugo Mariano da Salicórnia Salivitae.

O SkillsPortugal – Portimão 2023 em números:

• Concorrentes: 357

• 7 regiões do país representadas (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores)

• Jurados: 291

• Profissões: 55, divididas em 6 áreas profissionais

 • Entidades participantes (centros de formação profissional, centros protocolares, escolas profissionais, entidades formadoras): 84

 • 10.000 m2 de espaços oficinais equipados

 • 180 voluntários

• Visitantes: cerca de 8.500 oriundos de escolas e centros de formação de quase todas as regiões do país

• Seminários: 5

 • 60 parceiros/patrocinadores

 • Cerimónias de abertura e encerramento com 1.100 participantes/cada

Aceda a mais informações sobre o evento aqui.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.