Caravela Boa Esperança torna-se num centro interpretativo com experiências sensoriais sobre os Descobrimentos

Novo centro está "ancorado" no Cais da Ribeira de Bensafrim

ouvir notícia

O novo Centro Interpretativo da Caravela Boa Esperança e dos Descobrimentos Portugueses foi inaugurado esta terça-feira, dia 21, no Cais da Ribeira de Bensafrim, em Lagos. A aplicação informática “Lagos: Caravela Boa Esperança”, com conteúdos de realidade aumentada vão permitir experienciar a vida a bordo de uma caravela, recriando o ambiente da época.

O projeto materializa a aposta da Região de Turismo do Algarve e do município lacobrigense numa “oferta cultural diferenciada” que quer levar turistas e locais a embarcar numa viagem imersiva pela epopeia dos Descobrimentos, dando a conhecer o papel da região e das caravelas naquele contexto histórico, através de uma experiência lúdica e sensorial.

Ancorada em Lagos desde 16 de junho de 2001, a Caravela Boa Esperança e o centro interpretativo traduzem “a vontade de reforçar Lagos como Capital dos Descobrimentos e de afirmar a cidade como um destino com elementos culturais que assegurem o turismo todo a ano”, disse o autarca local.

- Publicidade -
Hugo Pereira

Por sua vez, João Fernandes encara o Centro Interpretativo da Caravela Boa Esperança como “um legado histórico para aqueles que aqui vivem e para os que um dia aqui vão viver”, sublinhando ainda a ambição de tornar a caravela num “polo dinamizador do turismo cultural no destino, de valorização do património cultural da região e de preservação da memória cultural de Lagos e do Algarve”.

João Fernandes

A cerimónia contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira, e do presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes, e incluiu animação de época e uma visita à embarcação agora transformada em centro interpretativo. Marcou ainda presença o presidente da Fundación Nao Victoria (Sevilha, Espanha) – parceira do projeto – José Fernández de Cabo.

A intervenção, que culminou na conversão da Caravela Boa Esperança num centro expositivo, está integrada na candidatura EXPLORATERRA, cofinanciada pelo programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP).

As visitas serão desenvolvidas pelo Centro de Ciência Viva de Lagos e estarão disponíveis de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00. 

Antes de subir a bordo, sugerimos que descarregue a app da Caravela Boa Esperança para que usufrua de uma experiência sensorial na companhia de alguns membros da tripulação.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.